Teatro e muito mais / TCSB

Há, em Coimbra, um teatro desperto e sempre aberto ao público mais miúdo. Porque já diz a sabedoria popular – “de pequenino se torce o pepino”. É de pequenino que o amor e respeito às artes começa. A Escola da Noite e o Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB) estão bem consciente deste facto. Assim, esta semana a agenda volta aos mais pequenos e tem ainda uma leitura a não perder, para os mais graúdos.

Primeiro a suma: o Teatro do Montemuro regressa a Coimbra este sábado, com “Jardim de Estrelas”, um espectáculo para toda a família integrado no espaço “Sábados para a infância”; amanhã na sessão do Clube de Leitura Teatral, Howard Barker é o autor escolhido, com a peça “(Tio) Vânia)”; e durante uns dias os a Jigsaw e as Marionetas da Feira realizam a primeira fase de uma residência artística que culminará, em Abril, com a estreia de um novo espetáculo no Teatro da Cerca de São Bernardo.

Dia 12 de janeiro, hoje, pelas 18h30“(Tio) Vânia” é uma das mais emblemáticas obras do grande Anton Tchékhov, encenada pela primeira vez em 1897. Em 1991, “o dramaturgo inglês Howard Barker escreveu uma nova versão, em que coloca o próprio autor russo em confronto com a sua personagem, conduzindo-nos a uma interessante disputa entre criatura e criador“. É esta versão – “(Tio) Vânia” – que vai ser lida mais logo no bar do TCSB, na quarta sessão do Clube de Leitura Teatral, uma iniciativa conjunta do TAGV e d’A Escola da Noite que acontece mensalmente, de forma alternada entre os dois teatros da cidade.

Dia 16 de janeiro, pelas 11h00 – depois do sucesso do concerto do Taleguinho, é agora a vez do teatro, com a peça “Jardim de Estrelas”, apresentado pela companhia Teatro do Montemuro. Presença habitual em Coimbra graças aos intercâmbios com A Escola da Noite, o grupo de Campo Benfeito traz desta vez um espectáculo construído propositadamente para os mais pequenos. Com o seu já habitual humor e com um cenário muito colorido, o Teatro do Montemuro propõe agora uma visita aos quatro elementos – água, fogo, ar e terra –, numa lúdica reflexão sobre a natureza e a forma como o ser humano se relaciona com ela. O espectáculo é às 11h00 e os bilhetes custam 2,50 (crianças até aos 12 anos) ou 5 Euros (maiores de 12 anos). É possível efectuar reserva antecipada de lugar pelos contactos habituais do TCSB.

© Vídeo: a Jigsaw, “Rooftop Joe”. Com Rui Sousa, Marionetas da Feira.

E durante esta semana, a Jigsaw (artigos aqui) e Marionetas da Feira (reler entrevista aqui) embarcam na primeira fase da residência que culminará em Abril, com a estreia de um novo espectáculo em co-produção: “The Wolf and the Rose”. A peça é inspirada na lenda medieval do “Lobo de Gúbio” e “conta a história de um amor irrealizável, entre o nobre soldado Dugan que foi transformado em lobo e a sua amada Franscisca que eternamente o espera“. Nada mais é preciso dizer, a vossa curiosidade já deve estar em escala máxima. Cada um dos atos desta peça será contado em forma de canção pela dupla João Rui e Jorri, que interpretam os movimentos das marionetas manipuladas por Rui Sousa e Alberto Castelo (mestres na arte de encantar miúdos e graúdos com marionetas). Entre ontem e quinta-feira, os quatro farão os primeiros ensaios no palco onde virão a estrear e a apresentar o espectáculo, com o apoio d’A Escola da Noite. Divulgaremos a data de estreia brevemente, para reservar na sua agenda!

Vá ao Teatro, leve os mais pequenos e viva o que de bom se faz na cultura, por cá. •

+ A Escola da Noite
© Fotografia: “Jardim das Estrelas”.

Partilhe com os amigos:

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.