Nesta 10.ª edição, são 10 anos de Manta, data que merece celebração para um evento que se tornou matéria viva da cidade de Guimarães. Para comemorar esta data redonda, a organização preparou um cartaz para o tirar de casa, na cidade berço.
A 10ª edição do Manta arrancará no dia 02 de setembro, sexta-feira, com os Capitão Fausto que sobem ao palco dos jardins do CCVF para apresentar o seu mais recente trabalho. Capitão Fausto são um dos mais bem-sucedidos projetos do país que, depois de uma primeira erupção no panorama musical, afirmam-se agora de forma irreversível. “Capitão Fausto têm os dias contados”, o terceiro álbum da banda. Este álbum, “com melodias que são de um pop primoroso que nos fazem viajar para outras décadas, é sinónimo do crescimento e maturidade de um grupo de jovens que dão o passo para a idade adulta“.
© Valter Lobo
Antes dos Capitão Fausto subirem ao palco, o Manta recebe Valter Lobo, que levará aos jardins do CCVF o seu “Mediterrâneo”, um “disco concetual em que o cantautor, sem colocar de parte uma melancolia inata, faz uma reaproximação ao calor humano e ao mundo, na busca de um clima mais ameno e apaziguador, despido de materialismos em que os bens essenciais à sobrevivência são a proximidade com o mar e com aqueles de quem gostamos“.
© The Thurston Moore Group
No segundo dia, 03 de setembro, o Manta receberá no seu palco Thurston Moore, fundador dos Sonic Youth, que regressa a Guimarães para um concerto exclusivo no país, desta feita nos jardins do Centro Cultural Vila Flor. Os Sonic Youth, banda da qual foi mentor, permanecem tão relevantes e vitais hoje como sempre foram e Moore mostra que o seu entusiasmo em fazer grandes músicas permanece intacto. Thurston Moore vêm ao Manta acompanhado por um conjunto de músicos: o The Thurston Moore Group. Na bagagem destes veteranos do rock estará o segundo álbum, “Rock’N’Roll Consciousness”. Prevê-se uma noite inesquecível com uma lenda viva do rock.
Antes disso, a noite abre com Alek Rein, nome que começa a ganhar força no nosso panorama musical e que tem assumido presença nos principais festivais de verão do país. “Desde as primeiras gravações caseiras a solo até ao iminente primeiro longa-duração com banda, as canções do músico surgem entre a confissão, o protesto e o sonho, alinhado na tradição do psicadelismo folk anglo-saxónico“.
© Alek Rein por Vera Marmelo
Como já bem nos habituou, o Manta tem entrada livre e convida todas as pessoas a embarcar nesta viagem musical. A 10.ª edição do evento promete duas noites únicas, preenchidas de atuações a não perder. Os concertos têm, todos, início às 21h30.
+ CCVF
© Fotografia de destaque: Capitão Fausto.
Partilhe com os amigos: