Festival Folk Celta’16

O Festival Folk Celta regressa para a sua 9.ª edição que irá decorrer no final desta semana, na Praça Terras da Nóbrega, em Ponte da Barca.

Com as margens do Rio Lima e do seu afluente Vade como cenário, o Festival Folk Celta, que é organizado pela Câmara Municipal de Ponte da Barca aposta novamente em dois palcos a funcionar em alternativo – o Palco Terras da Nóbrega e o Palco Bricelta.

No primeiro dia do festival, o Palco Terras da Nóbrega arranca com os Pet Piper’s Project que estiveram o ano passado no Palco Bricelta a que se se seguem os Galandum Galundaina, parte do património musical e etnográfico das Terras de Miranda que apresentam o seu mais recente disco e por fim a gaiteira galega Susana Seivane que tem no seu curriculum várias colaborações com nomes reconhecidos da folk internacional.


© Pet Piper’s Project

No dia seguinte, dia 30, sobem ao palco os galegos Talabarte num modo estritamente acústico e baseado na música tradicional. A programação segue com António Zambujo que procura celebrar, aqui, o seu casamento com a Folk. A festa termina com os Retimbrar que exploram ritmos, canções e instrumentos tradicionais portugueses, “Voa Pé” é o título do disco que levam ao palco.
Depois de apurados os resultados do Concurso Novos Valores da Folk os nomes que compõem o Palco Bricelta são, no dia 29 de julho: do Brasil – Lÿra; de Portugal – The Oafs; da Galiza – Virandeira Folk.
A 30 de Julho, a programação do Palco Bricelta recebe: Palankalama – um quarteto dedicado à música instrumental; Drusuna de Guimarães – percursores do ritual pagan folk numa clara alusão à comunhão com a Terra; Triquel – mais de 25 anos de carreira prometem trazer toda a energia do rock celta presente no disco “Sin hacer ná”.


© Retimbar, Egídio Santos

Em paralelo, decorre a Feira Alternativa que apresentará uma vez mais cerveja artesanal, licores tradicionais, queijos e enchidos da região, sabonetes artesanais, óleos e unguentos naturais, e ainda uma área de restauração. Assim, em suma, eis os concertos para os dois dias:
29/07
Palco Terras da Nóbrega / 22h00 – Pet Piper’s Project; 23h05 – Galandum Galundaina; 00h30 – Susana Seivane.
Palco Bricelta / 21h30 – Lÿra; 22h45 – The Oafs; 00h05 – Virandeira Folk.
30/07
Palco Terras da Nóbrega / 22h15 – Talabarte; 23h30 – António Zambujo; 01h05 – Retimbrar.
Palco Bricelta / 21h30 – Palankalama; 23h00 – Drusuna; 00h45 – Triquel.

A tomar nota, para sexta-feira e sábado em Ponte da Barca. •

+ Festival Folk Celta
© Fotografia de destaque: Susana Seivane por Raúl Lamoso.

Partilhe com os amigos: