Quando o design nacional não esquece as suas origens, quando alia artes sem par e as leva lá fora, colocando o que é nosso nos holofotes altos do design, temos de falar dele. Hoje, destaque para a homenagem às bordadeiras do Vale do Sousa pela marca portuguesa Josefinas.
“Acreditamos que um produto feito à mão possui uma magia inigualável.” Esta é a frase em destaque no website da Josefinas, uma das marcas portuguesas de calçado mais internacional de sempre que, ainda há pouco, se aventurou (e bem) na abertura de uma loja em Nova Iorque. Esta marca que este setembro nos apresenta a edição Rose Couture, que presta homenagem ao savoir-faire das bordadeiras do Vale do Sousa.
No Vale do Sousa, Norte de Portugal, a quase extinta arte de bordar à mão ainda dá sinais de florescimento. O bordado à mão é uma arte passada de geração em geração, cujos primeiros sinais nos levam aos inícios do século XIX. A marca de calçado de luxo Josefinas recuperou esta arte e deu-lhe uma nova vida, novos olhares. “É na sapatilha branca que as rosas bordadas à mão florescem; criámos algo simples, mas extraordinariamente belo” menciona Maria Cunha, CEO da Josefinas, que continua, explicando que esta edição Rose Couture presta homenagem a uma arte feita por mulheres para mulheres e ao qual a Josefinas se orgulha de dar uma nova vida. Cada rosa é totalmente criada à mão e demora mais de 16 horas a ser bordada. “Uma verdadeira obra de arte” conclui Maria Cunha. Um verdadeiro luxo que torna cada sapatilha uma peça única, num pouco de arte que levamos no nosso caminhar.
E por que a Josefinas está nas luzes da ribalta, foi durante a Semana da Moda de Nova Iorque, que aconteceu entre os dias 07 a 15 de Setembro, que a marca nacional apresentou uma das suas mais recentes criações, a edição especial Hazel Cat, resultado excêntrico de uma colaboração com a designer nova-iorquina Patricia Chang.
Para quem segue a moda de perto, a ex-criadora na casa de alta-costura Marchesa e com uma atual linha de malas femininas reconhecida pelo The New York Times escusa maiores apresentações. Patricia Chang uniu-se à Josefinas pelo “amor por coisas bonitas”, como se pode ler no website da marca. Juntas, e durante quase um ano, a Josefinas e Patricia Chang desenvolveram o acessório Hazel Cat, que é inspirado na linha de malas felinas da designer nova-iorquina. A apresentação oficial de Hazel Cat aconteceu na flagship da Josefinas, em Nova Iorque, durante a Semana da Moda. O acessório de inspiração felina está disponível no website oficial da Josefinas e na sua primeira flagship, em Nova Iorque, e pode ser adquirido com ou sem os ténis da coleção Thelma & Louise. Se a excentricidade sofisticada faz parte do seu look, estes ténis são para ter, usar e abusar.
Design nacional a dar mais cartas, a somar e a seguir. Caminhando com Josefinas. •
+ Josefinas
Partilhe com os amigos: