Miolo Design / Concept Store Porto

Há uma concept store que é também um laboratório de ideias, um ponto de encontro de amantes do design e da arquitetura; tudo a viver num só espaço. A antiga Padaria Independente, um dos edifícios mais icónicos do art district do Porto, foi o lugar escolhido para abrir este novo conceito de loja que urge visitar e descobrir.

A Banema, referência nacional na comercialização de produtos de base de madeira – é a empresa que está por trás desta proposta cativante e inovadora, que abriu portas no verão de 2016, no exquisite quarteirão da Miguel Bombarda. Um espaço formado por dois pisos, que combina uma área de vendas de peças de design de mobiliário, casa e decoração – a loja Miolo Design -, com um espaço que pretende ser um laboratório dedicado às áreas das artes, design e arquitetura – o estúdio Archiwood by Banema®. O novo projeto da empresa enquadra-se na estratégia de diversificação da sua atividade e não poderia estar mais bem pensado e concretizado.

A loja estende-se por uma área de 300 m2, distribuídos pelos tais dois pisos. No piso térreo, a Miolo Design apresenta propostas de banho, mobiliário de exteriores, iluminação e cadeiras, com uma forte aposta no design de excepção, disponibilizando produtos de marcas internacionais exclusivas. No piso superior, está disponível a área aberta a clientes e visitantes da loja, que funciona ao mesmo tempo como um laboratório de materiais onde o arquiteto se pode reunir com o cliente por marcação, onde o cliente pode conhecer os materiais disponíveis no espaço e onde, em conjunto, cliente e arquiteto podem dar largas à criatividade e imaginação. Também neste piso se poderão ainda promover todo o tipo de eventos e encontros relacionados com o universo da arte, design e arquitetura. Perfeito!

Uma das iniciativas âncora do espaço será o Archiwood by Banema®, um conceito criado pela Banema para dinamizar o uso da nobre e tão bela madeira na arquitetura portuguesa, desafiando regularmente arquitetos, clientes, fornecedores e designers para o encontro de ideias e apresentação de propostas em torno deste conceito. No que respeita a marcas, pela Miolo Design encontra a Agape, Compagnie de Provence, Menu, Onno, Roda, Davide Groppi, Magis, Abyss & Habidecor, Stelton, Culti Milano, Iittala; pela Archiwood by Banema tem Lunawood, Moso, Kebony, Accoya, Binderholz, Parador, Admonter, Poli- face, Pladec, Atmosphère et Bois, Hi- -Macs, Obe ex, Pure Paper, Egger, Polyrey, Sonae, Finsa, Cleaf, Huttemann, Silverwood, Cdeck, Panelate, Viroc, Sun Wood.

E sim, o edifício é histórico, belo e assim se encontra estimado pela Miolo e Banema. A Padaria Independente é um edifício com uma fachada publicitária icónica, em azulejo, localizada na então Rua do Pombal, à qual foi dado posteriormente o nome do escritor portuense Adolfo Casais Monteiro (1908-1972), que curiosamente nasceu precisamente na Miguel Bombarda, agora a rua que dá o nome ao bairro das artes do Porto, uma Meca para quem gosta de mergulhar, a sério, na arte. Atualmente, a Adolfo Casais Monteiro parece ter recuperado alguns habitantes jovens, contudo algumas das recordações dos habitantes mais ancestrais dessa rua, zona habitacional de gente muito simples, por certo terão uma forte recordação da Padaria Independente, com o seu grande letreiro em azulejo que ainda se mantém muito bem preservado. Em 2005, a antiga Padaria Independente foi convertida em Galeria de Artes por Fernando Santos, uma das pioneiras na Miguel Bombarda. Em 2016 a Banema aposta nesse espaço único da cidade do Porto para acolher a concept store Miolo Design e o laboratório de materiais Archiwood by Banema®.

Localizada no centro histórico do Porto, esta artéria é já um ponto de encontro obrigatório na cidade para todos os apreciadores de arte e de inovação, reunindo uma vasta oferta cultural e artística, com inúmeros espaços expositivos e galerias de arte, além de restauração, livrarias, lojas de mobiliário e decoração, design, moda e música.“Esta zona é perfeita para lançarmos este novo conceito, já que se tem afirmado como um destino de oferta cultural dos novos tempos e palco para espaços com propostas alternativas, inovadoras e de novas tendências de consumo”, afirma Manuel Joaquim Neves, administrador da Banema. “Mais do que uma área de vendas, queremos oferecer um espaço que inspire, que estimule o processo criativo e que, ao mesmo tempo, possa ser um ponto de encontro para todos os públicos, incluindo arquitetos, designers, estudantes e turistas, para quem a arte, a cultura e o design sejam um estilo de vida ”, acrescenta.

Do Porto para Lisboa, a Miolo Design convidou o projeto criativo O Apartamento para fazer a curadoria de um canto especial dedicado a revistas e livros, e ainda a seleção de marcas de design e propostas para colaborações, como a criação de um saco de compras personalizado. Esta peça exclusiva surge de uma parceria com a Apolis, uma marca de lifestyle norte-americano com vincada consciência social e que trabalha no fortalecimento de comunidades por todo o mundo. O sacos criados para a Miolo Design, por exemplo, serão manufaturados na plataforma Projtect Bangladesh – criada pela Apolis – como forma de criar postos de trabalhos dignos a mulheres daquele país. O canto de livros prima pela presença da famosa editora alemã Gestatlten e vai ter especial enfoque para temáticas como sustentabilidade, design, viagens e arquitetura. Entre os títulos de revista selecionados estão nomes como Cereal Magazine, Nomad, Cherry Bombe, GentleWoman, Fantastic Man, Wilding, BOAT Magazine, Tapas e Kinfolk.

Agora, resta-lhe rumar à Rua Adolfo Casais Monteiro, 123, r\c, no Porto, e visitar um espaço ímpar dedicado à arquitetura, à experiência, à matéria e ao design. •

Miolo Design

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.