Num mês em que o teatro universitário está em destaque, cabe ao Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra (CITAC) encerrar a programação do Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB), com duas sessões do seu mais recente espectáculo: “Das cousas – pequeno tratado”. Nos tão estimados “Sábados para a infância”, Paul Hardman dirige uma oficina de ilustração para pais e filhos, à volta do singular livro “A Almoçarada do Billy Bolly”.
Estreada em fevereiro, “Das cousas – pequeno tratado” é a mais nova produção do CITAC – . Regressa a Coimbra no final de abril para uma mini-temporada de duas sessões no TCSB, nos dias 29 e 30 ( este sábado e domingo), às 21h30 e às 16h00, respectivamente. O espectáculo é construído a partir de textos de Leonor Barata, que assina igualmente a direcção artística, com Jorge Loureiro. Diz a autora sobre o seu próprio trabalho: “É um exercício que parte da realidade que nos cerca para tentar organizá-la à maneira de um tratado, onde tudo tem compartimentos e definições estritas. Há vários tipos de coisas e neste espectáculo, como no universo, todas se misturam entre si”. O resultado, sintetiza, “é uma coisa que cruza o absurdo com o humor e a poesia”.
Embora a estreia e a temporada original do espectáculo tenham acontecido na sala-estúdio do CITAC, A Escola da Noite acompanhou desde cedo a sua preparação, acolhendo no sub-palco do TCSB uma parte significativa do processo criativo. É por isso com particular satisfação que o recebe agora, na sala principal do Teatro pelo qual é responsável desde 2008.
© “Das Cousas”, Mariana Mendes
Agora no que respeita à pequenada, Paul Hardman e a “Almoçarada do Billy Bolly”. No âmbito dos “Sábados para a infância no TCSB”, o mês termina com a apresentação do livro “A Almoçarada do Billy Bolly” e uma oficina de ilustração, a propósito deste trabalho, dirigida pelo próprio autor, o designer gráfico britânico radicado em Coimbra, Paul Hardman. Após a apresentação, que tem entrada gratuita e contará com a presença da ilustradora Ana Biscaia, responsável pela Editora Xerefé, terá início a oficina, destinada a crianças entre os 04 e os 10 anos e aos adultos que as quiserem acompanhar. O ponto de partida são naturalmente as ilustrações do próprio livro, um objecto singular, bilingue, definido como “uma celebração rabelaisiana da comida para crianças”, cheio de desenhos coloridos, exagerados e divertidos à volta de um grande almoço.
Paul Hardman estudou Artes Gráficas na Liverpool Art Scholl (JMU) e tem um mestrado em Design Gráfico pela Camberwell College of Arts de Londres (UAL). A sua obra abrange a comunicação editorial e o design de identidade em diversos projectos ligados às artes, edição e arquitetura. Paul faz uso frequente do desenho, da fotografia e da criação de imagem em design. Dá aulas sobre o Design e Multimédia na Universidade de Coimbra. Afima sobre si próprio: “se o vir num café com tinta de marcador azul nos dedos, é porque ele está a trabalhar no seu doutoramento”.
Numa suma:
29/04, 11h00 – Paul Hardman e a “Almoçarada do Billy Bolly”. A realização da oficina está sujeita à inscrição de um mínimo de 8 crianças
29/04, 21h30 – Das Cousas – Pequeno Tratado, CITAC.
30/04, 16h00 – Das Cousas – Pequeno Tratado, CITAC.
Para mais informações e reservas é ligar para 239 718 238 / 966 302 488 ou contactar através deste email geral@aescoladanoite.pt. Vamos ao teatro, em Coimbra? •