O Projecto Videolab, em parceria com a Casa da Esquina, o Teatrão e a Galeria Santa Clara, três espaços da cidade de Coimbra, apresentam na 13.ª edição do Festival Fonlad – Video and Performance Art Festival – duas obras realizadas em residência artística: uma performance por Paula Lafuente, na Casa da Esquina e uma instalação de Simon Guioche, na Galeria Santa Clara.
Amanhã, dia 21 de julho, sexta-feira, pelas 21h30 (uma boa sugestão para fechar mais uma semana de trabalho), na Casa da Esquina poderá assistir a “Primitivo Virtual V 5.0”, uma performance de Paula Lafuente (Espanha) e “Gestus”, um vídeo-dança de Carla Forte (Venezuela). Duas residências artísticas que se preparam assim para o brindar com os seus resultados finais.
Paula Lafuente trabalha actualmente no doutoramento em “Alienating strategies in performative self-portrait “, na Faculdade de Belas Artes de Cuenca. A tese explora o conceito da performance perante a câmara, estabelecendo relações entre imagem, técnica, corpo e acção. Mestre em Prática de Artes performativas e cultura visual UCLM, em colaboração com o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia. Tem feito performances a solo e em colectivo, e participou em criações para a cena apresentada em Praga, Birmingham, Cracóvia e Madrid.
No contexto de uma residência no Festival Fonlad, Paula Lafuente apresenta na Casa da Esquina uma nova versão da sua performance “Primitivo Virtual”: uma exploração performativa através do corpo na época digital. O processo revela-se numa conclusão concreta, como uma sequência de protótipos interligados, mas em constante mudança. A ideia de processo interminável, mudança, identidade disforme e erro como oportunidade converge num universo que reflecte novas maneiras de um corpo existir, sujeito/objecto, no século XXI, numa era de uns e zeros. No mesmo espaço da Casa da Esquina serão ainda apresentados dois vídeos da artista venezuelana Carla Forte.
Fica dada a dica para uma saída, amanhã à noite, na cidade de Coimbra, que começa na Casa da Esquina e pode acabar na Galeria Santa Clara, com a instalação do vídeo artista e curador francês Simon Guioche (que já pode ser vista hoje, entre as 20h00 e as 00h00). •