“Peter Pan” em cena

No âmbito do projeto “A Arte Chegou ao Colombo” e da Exposição “O Mundo Fantástico de Paula Rego”, o Teatro Experimental de Cascais está a preparar uma peça inédita, uma adaptação de Miguel Graça, inspirada numa das obras literárias universais mais conhecidas de todos os tempos – “Peter Pan” – onde as personagens refletem o lado mais místico e sonhador, mas também cruel que caracterizam a série de quadros da artista Paula Rego que dá pelo mesmo nome.

A peça de Teatro “Peter Pan” estará em cena no próximo dia 09 de setembro pelass 19h00, na Praça Central do Centro Colombo e promete surpreender todos os visitantes pela originalidade que sustenta a sua dinâmica e que irá estar em perfeita sintonia com a estrutura expositiva que acolhe a exposição da artista, sobre a qual vos falámos aqui e que está patente até dia 27 de setembro.

Fazem parte do elenco da peça nomes conhecidos na Arte da Representação como o de Ruy de Carvalho (que será o narrador), FF (Peter Pan), Bárbara Branco (Wendy), Henrique Carvalho (Estrelado), Luiz Rizo (Capitão Gancho), Sérgio Silva (Sr. Darling) e Teresa Côrte-Real (Sra. Darling e Sereia), assim como jovens talentos  – Hugo Nicholson Teixeira (Maizomenos), Pedro Russo (Michael), Renato Pino (Viscoso), André Marujo (Pássaro e outras personagens), João Pecegueiro (John), João Santos (várias personagens), José Matos de Oliveira (Sininho), Luís Duran (várias personagens), Pedro Peças (Nana) e Rúben Costa (várias personagens). Ao elenco de atores juntam-se, ainda, os dois jovens vencedores do Casting que foi realizado pelo Teatro Experimental de Cascais, em parceria com o Centro Colombo – João Fialho, que irá representar a personagem “Adeusinho” e Catarina Robim, que será “Lily Tigresa”. Da lista de colaboradores na Peça de Teatro “Peter Pan” destaca-se ainda o contributo de Mónica Alves, nas coreografias e trabalho de corpo, e do Mestre Eugénio Roque, figura ilustre da Esgrima e Luta Artística.

A 7.ª edição do projeto “A Arte Chegou ao Colombo” quis ir um pouco mais longe através de uma forma de Arte ainda não explorada, trazendo assim – e pela mão do Teatro Experimental de Cascais – uma Peça de Teatro única que nasce da interpretação particular que a artista Paula Rego faz da incontornável obra literária “Peter Pan”. Uma iniciativa que nos parece de louvar não deixando ninguém escapar ao teatro e levando o teatro a palcos improváveis que podem, assim, conquistar novos públicos.

Carlos Avilez, encenador desta peça de teatro, refere a propósito do convite que lhe foi dirigido pela agência de ativação State of The Art (em nome do Centro Colombo) que se trata de uma “iniciativa muito importante para o Teatro Experimental de Cascais”, reforçando que “para os artistas portugueses é muito importante existir estes apoios e ter, por parte de uma organização como o Centro Colombo, este interesse a nível cultural. Esta iniciativa, envolvendo também o nome da Paula Rego, é motivo de elogio. O Centro Colombo está de parabéns e, nós, também!

A obra literária “Peter Pan” já teve múltiplas adaptações, mas chegou agora a vez de ser apresentada ao público numa peça de teatro verdadeiramente inspiracional que, pela primeira vez, estará em cena num espaço diferente do habitual e acessível a todos. Para Fernando Alvarez, Cenógrafo e Produtor da peça “Peter Pan”, este espetáculo é um grande desafio que teve como “principal motor” na sua realização o universo da artista Paula Rego e a sua visão pessoal sobre a obra: “a inspiração adveio das gravuras da série Peter Pan que a Paula Rego nos apresenta, de uma forma fantástica e violenta, cruel e sonhadora. Procurei o equilíbrio destes dois pratos da balança – o mundo infantil e cruel e o mundo adulto, fantasioso e secreto”.

Há todo um cenário mágico de cores, formas, sequências e imagens que está a ser trabalhado ao pormenor, neste momento, pelo Teatro Experimental de Cascais com o elenco de atores que integram a peça, para que o “Peter Pan” continue a ser uma personagem verdadeiramente universal, que não quer crescer e ser adulto e possa, assim, surpreender todos os que no dia 09 de setembro visitem o Centro Colombo.

A tomar nota pois há dias em que ir ao shopping pode ser uma experiência fora de série, como esta. A ir. •

Colombo
© Paula Rego, “Hook and Peter”.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .