Os Gatos no TMJB

Que tal celebrar o outono, com os seus mais pequenos, com uma ida ao teatro? “Os gatos”, espectáculo para a infância inspirado n’”O livro dos gatos”, de T. S. Eliot, com encenação de Teresa Gafeira, regressa ao Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB), neste fim-de-semana.

Neste espectáculo, o que se analisa é a personalidade dos gatos. O Tigre Rom Rom, por exemplo, é um senhor gato caprichoso, que gosta de baralhar os dias à dona: prefere permanecer na rua quando lhe pedem que fique em casa, e só pensa em voltar para dentro quando lhe dão com a porta no nariz. Sara Pintada, por sua vez, é uma gata dengosa e muito pachorrenta que, vejam só, treina o seu próprio exército de ratos durante a noite. Já o Matalote e o Rapioca são dois belos gatos vadios, quase sempre responsáveis pelos distúrbios que agitam a Avenida Real…
“Os gatos” têm a sua origem na ode que T. S. Eliot tão bem lhes dedicou em 1939 com o título “Old Possum’s Book of Practical Cats”, tornada célebre em 1981 graças ao aclamado musical “Cats”, de Andrew Lloyd Webber.

T. S. Eliot (1888-1965) foi um escritor, ensaísta e crítico literário norte-americano, naturalizado inglês em 1927. Galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1948, compôs uma importante obra poética em língua inglesa. Entre os seus títulos, destacam-se: “A terra devastada, “A canção de amor de J. Alfred Prufrock”, “Quarta-feira de cinzas” e “Quatro quartetos”.

Em palco estarão João Farraia, Miguel Martins, Pedro Walter e Vera Santana, com cenografia a cargo de Ana Paula Rocha. Este sábado e domingo, 23 de setembro pelas 16h00 e 24 de setembro pelas 11h00, leve os seus pequenos ao teatro. É de pequenino que se aprende a apreciar os grandes autores e a cultura. •

TMJB

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.