Uma “História do Cerco de Lisboa” / TMJB

Prepare a sua agenda, vamos ao teatro. A “História do Cerco de Lisboa”, a partir de José Saramago, com dramaturgia de José Gabriel Antuñano e encenação de Ignacio García, vai estar em cena no Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB) este outubro e até aos primeiros dias de novembro. O espectáculo teve antestreia durante o último Festival de Almada e foi considerado pelo crítico da Artez Blai como “um grande espectáculo, emotivo, poético e educativo.

A capacidade de dizer “não” é um dos temas abordados por Camus no seu Homem revoltado. E colocar um “não” onde estava escrito um “sim” é o que faz Raimundo Silva, o revisor que protagoniza a “História do Cerco de Lisboa”. Só que a afirmação (pela negação) desta personagem saramaguiana servirá de ponto de partida para a criação: no caso, a escrita de uma História do Cerco de Lisboa na qual os cruzados “não” auxiliem D. Afonso Henriques na conquista da cidade. E deste “não” surgirá também uma história de amor, entre o revisor e a directora literária Maria Sara – plasmada, de certo modo, nas personagens do soldado Mogueime e da barregã Ouroana. A adaptação de José Gabriel Antuñano vai ao encontro (e além) do tema central do romance de Saramago: a fronteira entre a realidade e a ficção, bem como a redenção pelo amor.

Formado pela Real Escuela Superior de Arte Dramático de Madrid, Ignacio García foi adjunto do director artístico do Teatro Español. É director artístico do Festival Dramafest, no México, e tem desenvolvido uma carreira como encenador de teatro e ópera na Europa, na Ásia e na América Latina. Entre os autores que tem levado à cena encontram-se nomes como Kataiev, Juana Inés de la Cruz, Rodriguez Méndez, Ernesto ou Dario Fo. Um curriculum que não deixa dúvidas.

Numa co-produção ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, Companhia de Teatro de Almada, Companhia de Teatro de Braga e Teatro dos Aloés, “História do Cerco de Lisboa” estará em cena de 12 de outubro até o dia 03 de novembro, aos sábados às 21h00 e aos domingos às 16h00, na Sala Principal do TMJB. A juntar aos dias de espectáculo, nos dias 14, 21 e 28 de outubro haverá “Conversas com o público” sobre a obra de José Saramago que contam com a presença de vários convidados, entre eles Pilar del Río, Miguel Real, João Tordo e Manuel Frias Martins. O espectáculo conta com o apoio da Fundação José Saramago. É mesmo a não perder.

Rume ao teatro, em Almada. •

TMJB

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.