Festival Porta-Jazz’17

O Festival Porta-Jazz, que se apresenta com a maior edição de sempre no próximo dezembro, está aí à porta e o programa está anunciado. Prepare a sua agenda, para tomar as devidas notas.

Concertos, lançamentos de discos, oficinas e jam sessions, tudo no Festival Porta-Jazz que está de regresso de 02 a 09 de dezembro, na cidade Invicta, para receber 70 músicos profissionais, 20 dos quais estrangeiros, numa longa programação composta por 17 concertos entre estreias e parcerias artísticas. Os palcos que recebem a 8.ª Edição do Porta-Jazz serão o Rivoli, a Casa da Música, a FEUP (Faculdade de Engenharia da Univ. do Porto), o Passos Manuel e a Sala Porta-Jazz – sede da associação. Haverá ainda oficinas na ESMAE (Escola Superior de música, Artes e Espectáculo) e um encontro de escolas de jazz no Conservatório de Música do Porto. Tudo a preceito e afinado.

As parcerias entre músicos, portugueses e estrangeiros, têm sido uma das apostas do Festival Porta-Jazz. Nesta edição, “as atenções viram-se para o projecto Mirrors (Guimarães Jazz/Porta-Jazz #3) que cruza música com artes plásticas e será apresentado dia 5 no Passos Manuel; Eduardo Cardinho Group (PT/NL) dia 7 no Rivoli; Lama (PT/CA) e Porto-Barcelona Connection feat. Marco Mezquida, dia 8, também no Rivoli.
Resultado do intercâmbio com a associação de músicos de Genéve, AMR, o festival traz a Portugal Gysler-Perez-Nick Trio (CH) e Controvento (CH), dia 2 na Sala Porta-Jazz.
De França vem In Love With de Sylvain Darryfourcq, que tocam dia 3 na Casa da Música; de Cuba, Ariel Bringuez Quarteto apresenta “Jazzing the Classics” dia 6 na FEUP; e de Portugal poderá ver-se ao vivo Ricardo Toscano Quarteto, dia 7, e Axes, dia 8, no Rivoli; e The Nada, dia 2, na Sala Porta-Jazz.
Destaque ainda para a edição e apresentação ao vivo de três novos discos com o selo Carimbo Porta-Jazz: “Analog” do Coreto, dia 3 na Casa da Música; “Lascas” de Bode Wilson e “Origens” de Ricardo Formoso, dia 9 na Sala Porta-Jazz.
Haverá também oportunidade para assistir às Jam Sessions na ESMAE no dia 5 e no Rivoli, dias 7 e 8, que serão acolhidas pelo ESMAE ENSEMBLE e pelo trio Gomes/Rosado/Monteiro; e a um encontro de escolas de Jazz no Conservatório de Música do Porto, que preenche a tarde de dia 3“.

O Festival Porta-Jazz, evento anual, realiza-se desde 2010 e ao longo de oito dias, em sete espaços, ficará a conhecer uma geração de artistas emergentes, compositores e intérpretes com especial destaque para o trabalho original realizado por músicos sediados no Porto e suas parcerias com músicos de outros pontos do país e estrangeiro. Uma descoberta que não deve deixar de fazer, na música. Sem mais demoras, o programa para a sua agenda:

02/12
18h00, Gysler-Perez-Nick Trio (CH) – AMR; Sala Porta-Jazz.
19h00, The Nada (PT);  Sala Porta-Jazz.
22h00, Controvento (CH) – AMR; Sala Porta-Jazz.
03/12
11h00, Encontro Escolas (Oficina); Conservatório de Música do Porto.
14h30, Encontro Escolas; Conservatório de Música do Porto.
21h30, Coreto apresenta “Analog” (PT); Casa da Música.
22h30, In Love With de Sylvain Darrifourcq (FR); Casa da Música.
05/12
14h00, Oficina; ESMAE.
21h30, Mirrors (Guimarães Jazz / Porta-Jazz #3) (PT, ES); Passos Manuel.
22:30, Jam Session; ESMAE.
06/12
21h30, Ariel Bringuez Quarteto present “Jazzing the Classics” (CU, AG); FEUP.
07/12
21h30, Ricardo Toscano Quarteto (PT); Rivoli, Grande Auditório.
22h30, Eduardo Cardinho Group (PT, NL) Rivoli, Grande Auditório.
23h30, Gomes/Rosado/Monteiro (PT) + Jam Session; Rivoli, Café-Concerto.
08/12
18h00, AP Quarteto (PT); Rivoli, Pequeno Auditório.
19h00, LAMA (PT, CA); Rivoli, Pequeno Auditório.
21h30, Porto-Barcelona Connection feat. Marco Mezqui-da (PT, ES); Rivoli, Grande Auditório.
22h30, AXES (PT); Rivoli, Grande Auditório.
23h30, ESMAE Ensemble + Jam Session; Rivoli, Café-Concerto.
09/12
19h00, Bode Wilson apresenta “Lascas” (PT, AR); Sala Porta-Jazz.
22h00, Ricardo Formoso apresenta “Origens” (PT, ES); Sala Porta-Jazz.

A ir, no Porto. •

+ Festival Porta-Jazz

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.