Em 2015, Nils Frahm decidiu instituir um novo “dia santo” e, inspirando-se no piano, criou um dia de comemoração em torno deste, a acontecer no 88.º dia de cada ano – número que às teclas existentes num piano. Estava criado o Piano Day que, desde há três anos, tem vindo a crescer em torno das teclas pretas e brancas.
Este ano, no dia 29 de Março, repete-se esta nobre celebração. Para fazer jus ao dia, a Lugar Comum e o Jazz ao Centro Clube (JACC) juntar-se-ão para assinalar o Piano Day na cidade de Coimbra, promovendo um encontro do piano (residente) do Salão Brazil com a criatividade e virtuosismo de Tiago Sousa, num concerto úncio e irrepetível. A este espectáculo, somar-se-á ainda uma actividade de Serviço Educativo, através de uma oficina de férias de “Diálogos Com O Piano”. (Já tem planos para os mais pequenos, nas próximas férias?)
“Portador de uma linguagem estética e musical singular, a história de Tiago Sousa perpassa diversos capítulos e encarnações. Depois de uma dedicada batalha no campo das edições fonográficas, enquanto criador da Merzbau, aventurou-se ao piano, predispondo-se a encontrar neste um constante desafio. Rumo ao desconhecido, o seu percurso tem-se pautado por um constante sentimento de descoberta, tanto pessoal, quanto artística, que o levou a gravar, desde 2006, diversos discos em nome próprio e em colaboração com outros músicos.”
E porque na origem do Piano Day não está apenas o acolher todos os amantes do piano, mas também levar o instrumento a novos públicos e dimensões, haverá naturalmente lugar para “Diálogos com o Piano”, uma oficina de férias para os mais novos, a realizar durante a semana que antecede este espectáculo.
“Diálogos Com O Piano” é um programa de oficinas mutidisciplinares dirigidas aos mais novos (entre os 06 e os 10 anos), que decorrerá no Salão Brazil das 9h30 às 18h00, entre os dias 26 e 29 de Março. Serão formadores Tiago Bastos, Cheila Pereira e Cláudio Vidal, e contará com a participação especial do pianista Tiago Sousa.
“Este programa propõe celebrar e reinventar um dos mais emblemáticos instrumentos musicais a partir da criação de cumplicidades com outras expressões artísticas: o movimento/dança, o teatro /performance, a imagem / artes visuais. Através destes diálogos procurar-se-á explorar o piano não apenas enquanto instrumento mas também como lugar de imaginação e afectos, de onde nascem histórias, gestos, movimentos e sons.” As inscrições devem ser feitas até 18 de Março, através do email servicoeducativo.jacc@gmail.com.
Concerto a ir (miúdos e graúdos) e Oficinas a não perder pela pequenada. •