Samuel Úria / TMJB

O cantautor Samuel Úria vai apresentar, hoje, um concerto na Sala Principal do Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB), em Almada.

Apresentando-se pela primeira vez no TMJB, Samuel Úria já não visitará esta reconhecida sala da margem sul como um nome emergente, mas como um dos mais destacados intérpretes da música contemporânea portuguesa. A crítica tem sido unânime e justa no apreço pelo seu percurso a solo, iniciado em 2008.

Samuel Úria (nascido em Tondela, em 1979) integrou no início da sua carreira várias formações musicais, embora se tenha celebrizado nos últimos anos graças aos seus trabalhos a solo. O EP “Em bruto” e o álbum “Nem lhe tocava” captaram a atenção da imprensa portuguesa, com a crítica especializada a considerá-lo um dos mais destacados letristas da actualidade, tendo escrito para nomes como Ana Moura, António Zambujo, Clã ou Kátia Guerreiro. No dia 10 de Junho de 2009 escreveu e gravou, num só dia, um disco inteiro em sua casa: a composição foi filmada e transmitida em directo, enquanto os espectadores forneciam sugestões por e-mail. O resultado foi “A descondecoração de Samuel Úria”, lançado um ano depois. Em 2013 edita o seu terceiro LP, “Grande medo do pequeno mundo”, e ganha no ano seguinte o prémio para a melhor canção do ano da SPA, com o tema “Lenço enxuto”. Em 2016 lança “Carga de ombro”. A Almada, leva na bagagem toda uma coleção de canções que já habitam a memória sonora de muitos.

Hoje dia 02 de março, todos os caminhos vão dar ao Teatro Municipal Joaquim Benite, às 21h00. •

TMJB
© Fotografia: DR.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.