“Cinzas…” de Harold Pinter / TCSB

Maio já vai a meio, mas ainda há tanto por acontecer, no Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB), em Coimbra. Ora confirme connosco…

Hoje, dia 15 de Maio, pelas 18h30, tem a habitual sessão do Clube de Leitura Teatral, iniciativa co-organizada com o Teatro Académico de Gil Vicente, prossegue o ciclo dedicado à dramaturgia portuguesa contemporânea. Miguel Castro Caldas – escritor, professor de dramaturgia, tradutor, intérprete e encenador – é o convidado do mês e dirigirá a leitura de uma das suas peças. Na sessão que terá lugar no TCSB, tanto a participação como leitor/a como a assistência à leitura pública são gratuitas, solicitando-se apenas a inscrição prévia, através do e-mail do Clube: clube.leitura.teatral@gmail.com. (Ainda vai a tempo…).

Nesta quinta-feira, dia 17 de Maio, estreia a nova criação d’A Escola da Noite, que pela primeira vez visita o universo do dramaturgo inglês Harold Pinter (1930-2008, distinguido com o Prémio Nobel da Literatura em 2005). Com encenação de Rogério de Carvalho, o espectáculo junta quatro peças curtas do autor britânico – “A Black & White”, “Língua da Montanha”, “A Nova Ordem Mundial” e “Cinza às Cinzas” – e conta com as interpretações de Igor Lebreaud, Maria João Robalo, Miguel Magalhães, Ricardo Kalash e Sofia Lobo, o espaço cénico, figurinos e adereços de Ana Rosa Assunção e o desenho de luz de Jorge Ribeiro.
As quatro peças, escritas em momentos distintos da carreira do dramaturgo, mostram-nos personagens confrontadas com diferentes formas de opressão e violência – refinada ou brutal; íntima, social ou de Estado; física ou psicológica. Sem referências explícitas a tempos e lugares e assentes nos notáveis diálogos que marcam a obra de Pinter, os quatro textos seleccionados visitam cenários de pobreza, de tortura, de humilhações, de desamparo dos mais fracos perante várias formas de agressão com as quais todas as sociedades convivem. O espectáculo estará em cena no TCSB entre 17 de Maio e 10 de Junho, de quarta a domingo, e é obrigatório pela qualidade de toda um’A Escola que não desiste nunca de ser Escola, de ser Teatro, de ser espaço de Arte, de nos dar cultura, a todos sem preferências, de forma ímpar.

Mais próximo do final do mês, a 29 de Maio, o jornal Le Monde Diplomatique – edição portuguesa organiza no TCSB o debate “A Cultura é um incómodo? Artes, política e serviço público”. Ainda sob os efeitos das declarações proferidas pela Directora Regional da Cultura do Centro no início de Março e – sobretudo – da forma como foram conduzidos pelo Governo os recentes concursos de apoio às artes, o jornal convidou a jornalista Cláudia Galhós, o encenador e professor universitário João Maria André e os produtores Pedro Rodrigues e Tânia Guerreiro para reflectirem sobre a actual situação das artes em Portugal, nomeadamente no que diz respeito ao lugar que estas ocupam (ou deviam ocupar) entre as preocupações e as políticas públicas.
O debate será moderado pelo economista João Rodrigues, membro do Conselho Editorial do jornal, e tem entrada e participação livres.

E claro que o clássico continua a decorrer pois são já imprescindíveis os “Sábados para a Infância no TCSB”. O próximo é no dia 19 de Maio, com Cláudia Sousa a voltar a abrir a sua mala das histórias para uma nova sessão de “Flores de Livro” (crianças a partir dos 2 anos). No último Sábado do mês a actriz Maria João Robalo vai “Brincar ao Teatro” com crianças entre os 6 e os 10 anos, percorrendo os cantos mais escondidos do TCSB e propondo pequenos jogos dramáticos e outras experiências com máscaras, figurinos, adereços e objectos cénicos. As inscrições, que podem ser feitas pelos contactos habituais do Teatro.

Numa suma:
17/05 a 10/06 – “Cinzas…” de Harold Pinter – A Escola da Noite (quarta a sábado, 21h30; domingos, 16h00).
19/05, 11h00 – Flores de Livro com Cláudia Sousa.
26/05, 11h00 – Brincar ao Teatro (6-10) com Maria João Robalo / A Escola da Noite.
29/05, 21h30 – “A Cultura é um incomódo? Artes, política e serviço público”, com Cláudia Galhós, João Maria André, Pedro Rodrigues e Tânia Guerreiro e moderação de João Rodrigues. Org. Le Monde Diplomatique – edição portuguesa.

A tomar nota. A ir. •

+ A Escola da Noite
+ TCSB
© Fotografia: Harold Pinter, DR.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .