Já tem planos para o final da tarde de hoje? Se ainda tem esse espaço da agenda em aberto, deixamos uma sugestão irresistível para ir, em Serralves.
Hoje, dia 13 de novembro pelas 18h00, o Auditório de Serralves recebe o lançamento do catálogo da exposição “Álvaro Siza: In/disciplina” – exposição que, escusado será dizer, é imperdível – pela voz dos seus editores, Arquitecto Nuno Grande e Arquitecto Carles Muro, e do próprio Álvaro Siza Vieira.
A esta apresentação juntam-se os arquitetos Adalberto Dias, António Madureira e Carlos Castanheira, convidados a recordar algumas das obras em que colaboraram com o incontornável Álvaro Siza e que se encontram ao longo desta completa publicação.
Publicado por ocasião da exposição “Álvaro Siza: in/disciplina”, o catálogo apresenta uma vasta e exemplar seleção de desenhos, esquissos e anotações pessoais de Álvaro Siza — produzidos durante a concepção, a construção ou a conclusão dos 30 projetos incluídos na exposição – reunidos a partir dos vários arquivos onde estes se encontram depositados (principalmente do Arquivo Álvaro Siza – Fundação de Serralves; Arquivo Álvaro Siza – Fundação Calouste Gulbenkian; e Alvaro Siza fonds – Canadian Centre for Architecture).
A edição conta com um texto original de Álvaro Siza, com ensaios de autores convidados – Joana Couceiro, Mark Lee e Wilfried Wang – e ainda com breves depoimentos de vários arquitetos internacionais sobre a obra de Siza.
Por fim, e de forma inédita, este catálogo documenta os livros, as leituras e as viagens de Álvaro Siza, através de exemplares e de desenhos que pertencem ao seu arquivo pessoal.
Uma exposição imperdível. Um catálogo obrigatório. Um lançamento a que não pode faltar, mais logo. •