No ano em que se comemoram os 250 anos do nascimento de Beethoven, em Braga, o Theatro Circo dedica três dias à obra do compositor alemão. Ao longo de três concertos que se complementam, neste março, o pianista Luís Magalhães e a violinista Alissa Margulis interpretam as Sonatas Completas para piano e violino de Ludwig van Beethoven.
Considerada uma das mais importantes coleções de obras da história da música, as Sonatas de Beethoven foram compostas ao longo de grande parte da vida do seu compositor e refletem cada uma de suas fases de composição. Em cada uma delas Beethoven não se repete, fundindo estrutura, conteúdo e caráter de uma forma única. Se conhece, saberá que falamos de algo verdadeiramente superlativo, na música.
O jornal The Guardian descreve a atuação de Alissa Margulis como “excecional”, Ivry Gitlis elogia-a como “uma revelação” e Martha Argerich aclama-a pela “personalidade musical forte”. Apreciada pelas suas performances expressivas e muito emocionantes, Alissa Margulis toca regularmente em importantes salas de concerto como a Filarmónica de Berlim, o Carnegie Hall, o Kennedy Center ou o Auditório Tchaikovsky em Moscovo, entre tantas mais. Nascida na Alemanha, numa família de músicos russos, Alissa Margulis estudou em Colónia com Zakhar Bron, em Bruxelas com Augustin Dumay e em Viena com Pavel Vernikov. Ganhou inúmeros prémios em competições internacionais de violino e foi premiada com o prémio “Pro Europa” da European Arts Foundation, que lhe foi entregue por Daniel Barenboim, em Berlim. Um curriculum de mão cheia.
Descrito como possuidor de um “som maravilhosamente completo” (American Record Guide) e uma “técnica polida e refinada” (Allmusic.com), Luís Magalhães é aclamado pela crítica não só como solista, mas também como músico de câmara. Nascido em Portugal e a viver em Stellenbosch, na África do Sul, Luís tem tocado extensivamente pela Europa, com presenças recentes na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Portugal, Suíça, Espanha, França e Itália, entre outros. Luís é ativo como músico de estúdio e já colaborou com muitos músicos notáveis, estando nesta lista artistas como Frank Stadler (violino), Daniel Rowland (violino), Madeline Adkins (violino), Priya Mitchell (violino), Gareth Lubbe (viola), Julian Arp (violoncelo), Peter Martens (violoncelo) e James Austin Smith (oboé). Como promotor da música clássica na África do Sul, Luís é co-fundador do Festival Internacional de Música de Câmara de Stellenbosch, que, desde 2004, se tornou o primeiro festival de música clássica em solo africano.
Por tudo o que atrás foi escrito, dedique este fim-de-semana a Beethoven, em Braga:
13/03, 21h30 – Sonatas Completas para Piano e Violino, Parte I.
14/03, 21h30 – Sonatas Completas para Piano e Violino, Parte II.
15/03, 18h00 – Sonatas Completas para Piano e Violino, Parte III.
Alinha? •