Gilberto Gil + Adriana Calcanhotto

Gilberto Gil está de volta aos palcos neste outono que se aproxima para uma digressão europeia com passagem assegurada por Portugal, em cinco concertos que vai querer colocar na sua agenda musical.

As cinco cidades eleitas são: a 29 de outubro no Teatro de Vila Real31 de outubro no Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco;  03 de novembro no Coliseu de Lisboa05 de novembro no Theatro Circo de Braga; e 07 de novembro no CNEMA, em Santarém. Os concertos contam com a participação especial de Adriana Calcanhotto, que sobe ao palco para interpretar alguns temas com Gilberto Gil. O público português vai testemunhar momentos inéditos de comunhão artística entre duas figuras incontornáveis da Música Popular Brasileira. 
 
Antes de chegar a Portugal, Gilberto Gil passará por consagradas salas de espectáculos em França, Alemanha, Suécia, Áustria, Espanha, Bélgica e Hungria, num total de treze cidades europeias às quais se juntam, depois, as portuguesas. O concerto a apresentar está a ser criado de raiz, a partir do refinado repertório de Gilberto Gil, que será acompanhado pelos seus filhos Bem Gil, na guitarra e voz, José Gil, na bateria e percussão, e o neto João, também na guitarra. O espectáculo será “uma jornada íntima onde lamento é sertanejo, a saudade é da Bahia, o tempo é rei”.

Gilberto Gil tem exercido um papel fundamental na modernização constante da Música Popular Brasileira numa carreira que se estende por mais de 50 anos, com 70 álbuns lançados e nove prémios Grammy. Tornou-se um dos cantores e compositores mais influentes da cultura brasileira, de convicções firmes, alimentado apenas pelo seu talento e curiosidade. 

Adriana Calcanhotto é uma das artistas brasileiras mais queridas do público nacional. Com 16 álbuns editados e um prémio Grammy, foi nomeada Embaixadora da Universidade de Coimbra no Brasil em 2015, tendo, desde então, passado algumas temporadas em Coimbra enquanto professora convidada. 
Gilberto Gil e Adriana Calcanhotto encontram-se em palco na digressão portuguesa para momentos únicos e irrepetíveis.

No âmbito das medidas nacionais de combate à COVID-19, os espectadores – maiores de 12 anos – deverão apresentar à entrada das salas com lotação superior a 500 lugares o Certificado Digital Covid da EU ou um teste negativo ao SARS-CoV-2 (teste rápido de antigénio realizado até 48 horas antes do início do evento, ou teste PCR feito até 72 horas antes do evento). Está excluída a modalidade autoteste. Uso de máscara obrigatório. Estas medidas vão ao encontro da actualização de 15/06/2021 da Norma 019/2020 da DGS.

Tome nota das datas e rume a uma destas salas para ouvir dois grandes nomes da música brasileira. •

+ Gilberto Gil
© Fotografia: Fernando Young.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.