Vem por aí: 5.ª Punkada

Os 5.ª Punkada são uma banda de rock constituída há mais de 25 anos por utentes da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra e agora estão aí para vos dar música com convidados bem especiais. Um projecto de louvar e que não poderíamos deixar de vos apresentar.

A 23 de dezembro deste ainda tão estranho 2021 lançam o seu disco de estreia que foi gravado e produzido por Rui Gaspar (First Breath After Coma) e que conta com os músicos convidados Surma e de Victor Torpedo (The Parkinsons/ Tédio Boys). A apresentação ao vivo (com os músicos convidados) em palco também já está marcada para esse mesmo dia, em Leiria. Como vê, tudo alinhado para que nada falhe.

E quem são os 5.* Punkada? Perguntam vós…
Fausto Sousa nasceu para compor música, escrever letras, cantar e tocar, mas quem o vê na sua cadeira de rodas, com a paralisia cerebral a tomar conta dele, dificilmente imaginaria que ele conseguiria fundar uma banda. Mas, com muito trabalho e com o espírito mais punk que pode haver, Fausto prova o contrário há já quase três décadas, quando fundou este projeto.

Desde 2008, é acompanhado nesta aventura por Fátima Pinho, teclista (que integra também a orquestra de samples “Ligados às Máquinas”, também na APCC) e é uma espécie de referência estética dos 5.ª Punkada, sempre preocupada com a segunda parte do binómio ‘som + visão’.

Jorge Maleiro e Miguel Duarte são os elementos mais recentes, tendo ambos entrado para a banda em 2018. Jorge, além de garantir boa disposição, tem toda a ambição das grandes estrelas rock e começou a tocar guitarra elétrica apenas quando passou a integrar o grupo, mas hoje já fala em fundar uma outra banda e talvez até em ter uma carreira a solo.
Miguel é o mais novo dos quatro e o otimista de serviço, discreto q.b. mas seguro de como quer fazer as coisas.
Paulo Jacob é o musico-terapeuta da APCC que coordena o projeto há duas décadas, desde 2001. 

Uma super equipa que não tem barreiras ou impossíveis.

Mais do que integração, o que aqui vos trazemos é um exemplo de plena participação e de superação. 
Mesmo existindo vários exemplos de jovens e adultos com estas características, que conseguem encontrar na música um instrumento para a sua participação social e artística, são raros os exemplos de bandas em que estejam integrados.

Todos nós temos dificuldades, as deles são apenas um pouco mais acentuadas mas não há nada que a música não esbata. E os elementos dos 5ª Punkada têm muitas diferenças e muitas especificidades, a começar por uma diferença etária de mais de 20 anos (dos 22 do baterista Miguel aos 56 da teclista Fátima) mas, quando se juntam horas a fio na sala de ensaio, sentem-se iguais. Iguais entre eles e perante todos.

Ao abrigo de uma candidatura da APCC co-financiada pelo INR, IP a equipa da Omnichord montou, durante algumas semanas, um estúdio de gravação na Quinta da Conraria (espaço da APCC onde os utentes estão diariamente), num processo conduzido pelo produtor Rui Gaspar (dos First Breath After Coma), sempre mediado pelo musico-terapeuta Paulo Jacob (da APCC e membro dos 5ª Punkada) e com as colaborações dos músicos convidados Surma e Victor Torpedo.”

O disco é lançado no dia 23 de dezembro com um concerto ao vivo que junta todos os intervenientes no palco do Teatro José Lúcio da Silva. Tome nota e rume ao Teatro.

Projectos a que não podemos/ pode ficar indiferente! A ouvir a apoiar. •

+ 5.ª Punkada
+ Omnichord
© Fotografia: 5.ª Punkada (editada), DR.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.