Por ocasião do bicentenário do nascimento do compositor português Francisco de Sá Noronha (1507 – 1574), autor de um importante projeto de ópera nacional e renomado violinista do século XIX, a Musicamera e o Estúdio de Ópera da ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto) apresentam Os Noivos.
Esta é uma opereta de costumes em três atos que tem como pano de fundo a vida rural nas fazendas da periferia carioca, no final do século XIX.
Os Noivos marca o regresso do compositor Sá Noronha e da sua obra teatral à zona do país que o viu nascer e crescer, bem como à cidade de onde partiu pela primeira vez para cruzar o Atlântico, onde se fez ouvir como violinista e estreou muitas das suas obras teatrais. Com libreto de Artur Azevedo, esta opereta será a primeira audição moderna da peça original, que estreou no Rio de Janeiro no Teatro Fênix Dramática, em 12 de outubro de 1880. Esta primeira audição absoluta em Portugal, afirma-se na vanguarda dos acontecimentos culturais da década!
O enredo é centrado nos des(encontros) amorosos de quatro personagens – Leonor (Maria Mendes/Beatriz Patrocínio) e Frederico (Marcelo Alexandre), Francelina (Beatriz Ramos / Joana Santos) e Dr. Pinheirinho (Henrique Lencastre). Há ainda um conjunto de personagens que dão o verdadeiro colorido local à comédia: Raimundo (Cliff Pereira), o amigo de Frederico, um estudante gago e desajeitado que é o centro cómico da peça, bem como o mestre-escola e o vigário, que personificam o mundo das intrigas políticas das pequenas vilas da zona cafeeira.
O espectáculo, de grande efeito e comicidade, conta com a direcção artística de António Salgado, direção musical de José Eduardo Gomes e encenação de António Durães. O Ópera Estúdio da ESMAE traz, por sua vez, ao palco uma orquestra com mais de trinta alunos e vinte e sete actores, demonstrando a transversalidade e talento a que a ESMAE nos habituou.
Esta opereta insere-se no projecto Descobrir Noronha lançado pela Musicamera em 2020, que explora a larga produção de Francisco de Sá Noronha, um dos mais importantes violinista e compositor nacionais.
A ouvir, quinta-feira dia 19 de maio pelas 21h00, no palco do Coliseu do Porto. •