Realiza-se na amanhã quarta-feira, dia 22 de junho, uma nova sessão do Ler Teatro com Ciência, uma iniciativa da companhia de teatro Marionet que pretende dar a conhecer dramaturgias com conteúdos relacionados com ciência, sob a forma de sessões públicas de leitura de peças contemporâneas.
Para a 7.ª sessão deste projeto, a Marionet guiará a leitura de Caçadora de Cometas, da dramaturga Chiori Miyagawa. A peça Comet Hunter (título original) é baseada na vida da primeira mulher astrónoma reconhecida na História: Caroline Herschel (1750, Hanover, Alemanha). O seu pai era músico da Guarda Hanoveriana – para a qual William, irmão de Caroline, entrou aos catorze anos. Devido à sua saúde frágil, William abandonou o serviço militar, sendo acusado de deserção e posteriormente perdoado pelo rei George III. Em 1757, William foi ajudado pelo pai a mudar-se para Inglaterra, onde começou a ganhar a vida como músico e, mais tarde, como astrónomo. Caroline era uma mulher de aparência estranha, cujo crescimento foi afetado por ter contraído tifo aos dez anos. Por este motivo, foi desde cedo treinada pela mãe para ser governanta, acreditando que esta seria a única opção laboral para a filha. Sem estudos, dedicou a sua vida a ajudar seu irmão e nunca casou. Nesta peça, Caroline é guiada por uma profetisa, “Tempo”, que lhe devolve a esperança no futuro.
As peças a ler nestas sessões são selecionadas do Centro de Documentação em Artes Performativas e Ciência (CDAPC), uma biblioteca criada pela Marionet em 2012, cujo espólio já ultrapassa as 130 obras, que abordam o cruzamento das Artes Performativas com a Ciência!
A sessão de amanhã realizar-se-á às 18h00, na Alameda das Tílias do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra – (se as condições atmosféricas não forem favoráveis, a sessão tomará lugar no espaço da Marionet, no n.º 277 da Rua Carlos Seixas). A participação é livre, sendo necessária a inscrição através do email marionet@marioneteatro.com.
A tomar nota. A ir. •