CONCERTOS, MUSIC, NOW 0

RE/FORMA / Jardim Botânico da UC

Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC), Jazz ao Centro Clube (JACC) e Blue House (BH). Três entidades. Uma RE/FORMA.
Tudo para assinalar, comme il faut, os 250 anos da Reforma Pombalina com Arte, Natureza, Ciência e Educação neste 2022, prolongando a programação até 2023.

RE/FORMA é um evento multidisciplinar que visa celebrar, de forma ativa e crítica, os 250 anos da Reforma Pombalina na Universidade de Coimbra. Entre junho de 2022 e abril de 2023, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra abrir-se-á à Lusa Atenas com um conjunto de atividades que vão propor um diálogo com a Arte, a Natureza, a Ciência e a EducaçãoRE/FORMA é uma experimentação em curso que nasce da vontade de interagir em simbiose com o espaço envolvente, de promover novas formas de fruição pública e de desenvolver um serviço educativo que estimule consciencialização ambiental através das práticas artísticas. No ritmo paulatino da transformação natural de tudo o que é vivo, o evento RE/FORMA que aqui vos desvendamos vai estender-se no tempo, acompanhando a paleta cromática que vai definindo o Jardim Botânico ao longo das quatro estações do ano, dividindo-se em três blocos contínuos: verão, outono/inverno e primavera. 

RE/FORMA vai iniciar com um laboratório coreográfico orientado por Vânia Gala, que culminará numa performance executada pelos/as participantes, a acontecer a acontecer nos dias 14 e 15 de junho. Este laboratório coreográfico centra-se na ideia de pensarmos os humanos como inter-espécie de dependência, um emaranhado de associações que questiona diretamente a divisão natureza-cultura. O processo criativo, que acontecerá entre os dias 09 e 13 de junho, focar-se-á nas  plantas e substâncias ligadas à Estufa Tropical do JBUC. 

Como evento multidisciplinar, o RE/FORMA irá mergulhar em várias iniciativas como já demos a entender, uma das quais a Educação (um dos vectores orientadores do RE/FORMA). Assim, vai desenvolver um programa de oficinas para os mais novos durante as férias escolares, em que a Ciência e a Natureza vão de mão dadas com a Arte. O programa destina-se a crianças entre os 6 e os 12 anos. A Natureza encerra importantes lições que se querem cultivar: a possibilidade de regeneração, o sentido de comunidade e continuidade, a reposição da harmonia. Ao mesmo tempo, a Arte é essencial para desenvolver espírito crítico, autonomia e criatividade. O hipnotizante espaço do JBUC vai servir de palco para este conjunto de atividades, pensadas pelo JBUC, Blue House e Jazz ao Centro Clube.

RE/FORMA abrirá, também, as portas do Jardim Botânico à Cidade, com um fim-de-semana de programação multidisciplinar em cada ciclo: verão, outono/inverno e primavera; estabelecendo sinergias e ativações, cultivando relações com estruturas culturais e artistas, de forma a proporcionar atividades diversa.

Os dias 30 e 31 de julho marcam o apogeu da primeira estação, a de Verão, do RE/FORMA. Na mira de todos nós, uma série de iniciativas que pretendem estimular um diálogo inter-geracional e inter-espécies. À noite, o RE/FORMA ocupa o Seminário Maior de Coimbra, espaço que ladeia o Jardim Botânico, com dois concertos muito especiais. O dia 30 de julho, será marcado pela presença da artista e ativista brasileira Bia Ferreira; e no dia 31 de julho subirá ao palco a aclamada Amélia Muge.

Programa RE/FORMA Verão:
09/07 -13/07, 19h00 – LABORATÓRIO COREOGRÁFICO FARMÁCIA DE FANON | Estufa Tropical, JBUC.

14/07 -15/07, 18h30 – FARMÁCIA DE FANON [Performance] | Estufa Tropical, JBUC.

30/07, 10h00 – ASSOCIAÇÃO TIRA-OLHOS [Oficina de Fotografia] | Portão dos Arcos, JBUC.
30/07, 16h30 – IGOR LEBREAUD + RAPAZ IMPROVIZADO [Leituras Sonoras] | Estufa Tropical, JBUC.
30/07, 17h30 – ARIANA CASELLAS + KAUÊ [Showcase] | Casa dos Narcisos, JBUC.
30/07, 18h30 – MARCELO DOS REIS [Cine-Concerto] | Capela de São Bento, JBUC.
30/07, 22h00 – BIA FERREIRA | Salão de São Tomás, Seminário Maior de Coimbra (bilhete à venda em ticketline).

31/07, 11h00 – RICARDO KALASH [Visita Encenada] | Portão dos Arcos, JBUC.
31/07, 16h30 – MIGUEL GOUVEIA – BRUAÁ [Sessão de Contos] | Quadrado Central, JBUC.
31/07, 17h30 – SUSSURRO | Estufa Fria, JBUC.
31/07, 18h30 – BIRDS ARE INDIE [Concerto Ilustrado] | Estufa Tropical, JBUC (bilhete à venda em ticketline).
31/07, 22h00 – AMÉLIA MUGE | Salão de São Tomás, Seminário Maior de Coimbra (bilhete à venda em ticketline).  

Mais novidades e artigos da RE/FORMA que abraçámos, sem hesitar, como Media Partners para breve.
Abaixo, os links das três entidades que dão vida a este evento. Não tenha medo de reformas e abrace este inovador RE/FORMA, na cidade de Coimbra. •

+ RE/FORMA
+ Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
+ JACC
+ Blue House

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.

     

You Might Also Like

No Comments

Leave a reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.