Manel Cruz + André Tentugal e Miguel Ramos

Da Omnichord chegam-nos novidades digitais para agitar este final de setembro. Já está disponível o single duplo de Manel Cruz, em colaboração com Miguel Ramos e André Tentugal, com distribuição digital pela Omnichord. Esta parceria surge no âmbito do projeto “ESFERA”, com direção e curadoria a cargo de Henrique Amaro e André Tentugal, que procuraram criar soluções de gravação, edição e comunicação de novos fonogramas, juntando artistas que, em muitos casos, nunca tinham trabalhado juntos. Um projecto que, naturalmente, é obrigatório para ouvidos habituados a boa e selecta música.

Foram vários os artistas convidados a participar neste desafio, além de Manel Cruz, “ESFERA” conta ainda com Miramar e JP Simões, Sensible Soccers e Carlos Maria Trindade, os Mão Morta e Pedro Sousa, Joana Gama e Angelica Salvi, Adolfo Luxúria Canibal e Haarvol.

Este single duplo, que conta com “Canção Sem Título” e “Quando tu me levas”, ficou disponível em formato vinil no início deste mês e pode ser adquirido em concertos ou ainda na loja Louie-Louie no Porto. Desde o dia 16 de setembro também já se encontra disponível para ser ouvido em todas as plataformas digitais.

Sobre o projeto Esfera:
Esfera é um projeto com direção e curadoria de André Tentugal e Henrique Amaro que foi desenvolvido no sentido de criar soluções de gravação, edição e comunicação de novos fonogramas, promovendo também a proximidade entre músicos que, em muitos casos, nunca antes tinham trabalhado juntos.
Para cumprir este objetivo, foi desenhado um plano que contempla várias etapas entre gravação, mistura e masterização de temas desenvolvidas num processo de residência artística no Estúdio Arda Recorders (Campanhã, Porto) durante 3 dias.
Com a premissa de juntar nomes da música portuguesa que ainda não se tinham encontrado em estúdio, participam deste projeto artistas de vários quadrantes e géneros do universo musical nacional, representando a qualidade e diversidade que pretendem marcar o Esfera: Miramar (dupla que junta Frankie Chavez e Peixe) com JP Simões, Sensible Soccers com Carlos Maria Trindade, os Mão Morta com Pedro Sousa, Joana Gama com Angelica Salvi, Adolfo Luxúria Canibal e Haarvol, Manel Cruz com Miguel Ramos e André Tentugal.
O resultado destes encontros em estúdio foi a gravação de 2 ou mais temas inéditos de cada um dos grupos de artistas. Terminado o processo criativo em estúdio e de tratamento de som, é agora editada uma coleção com todas as gravações.
As edições físicas são individuais e dedicadas a cada um dos participantes em vinil. A comercialização será feita individualmente pelos artistas e bandas. O design gráfico do projeto e a sua identidade visual é da autoria do Studio Dobra.
O Esfera conta com o apoio do programa Garantir Cultura, promovido pelo Ministério da Cultura em 2021
.

Para ouvir, de fio a pavio, este single e todo o Projecto Esfera, a bem dos seus ouvidos. •

+ Omnichord

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.