Nos últimos meses, os Birds are Indie, trio conimbrincense bem conhecido dos universos sonoros mais alternativos e menos mainstream, estiveram num certo estado de hibernação (totalmente necessário) para preparar a preceito mais uma edição de originais. Trazem-nos, neste 2023, o álbum “Ones & Zeros” gravado na Blue House e a ser editado pela Lux Records.
Sussurram-nos, em jeito de levantar a ponta véu, que “este é um disco conceptual cheio de dualidades (real/virtual, preto/branco, humano/artificial, tudo/nada, digital/analógico) e tudo o que o compõe – música, imagens, fotos, vídeos – foi concebido num mesmo universo (paralelo?…), habitado por personagens presas entre mundos, divididas nas suas vontades, simultaneamente eufóricas e desfeitas.”
Acrescentam-nos, para que não hajam quaisquer dúvidas, que “é diferente de tudo o fizemos até hoje e estamos muito entusiasmados com o resultado! Para já, podemos mostrar o 1º single, ‘”‘21st Century heroes”, cujo vídeo foi realizado pelo Tiago Cerveira.“
“Ones & Zeros” vai ser editado a 14 de abril, em CD e vinyl! Há LPs de três cores diferentes (preto, branco e amarelo), cada uma delas com uma edição numerada e limitada a 101 unidades. Todos os formatos incluem a letras no interior e ainda um código de download de MP3 que inclui uma faixa bónus exclusiva, que não estará nas plataformas digitais.
•
•
Enquanto não nos chega o esperado e desejado álbum, fica no ar o primeiro single de apresentação para ir ouvindo em loop e as primeiras datas para colocar na sua agenda musical:
06 ABR – Festival Termómetro, Guarda.
13 ABR – BOTA, Lisboa.
14 ABR – ADAO, Barreiro.
15 ABR – Beleza Teatro, Rio Maior.
26 ABR – Teatro Municipal, Bragança.
27 ABR – Teatro Municipal, Vila Real.
28 ABR – Maus Hábitos, Porto.
05 MAI – Mavy, Braga.
06 MAI – Salão Brazil, Coimbra.
16 MAI – Asklepios, Valladolid (ES).
17 MAI – El Intruso, Madrid (ES).
18 MAI – Sala Creedence, Zaragoza (ES).
19 MAI – Sala Corleone, Sabiñánigo (ES).
23 MAI – La Cochera, Málaga (ES).
13 OUT – CAE, Portalegre.
14 OUT – Casa da Cultura, Setúbal.
•
•
A ouvir (em loop). A ter, este “Ones & Zeros”. A tomar nota de todas as datas. •