De Coimbra chegam-nos novas sonoridades com os So DeaD. Eles são o Samuel Nejati e a Sofia Leonor, dois amigos naturais da Lusa Atenas que, em paralelo ao projecto do qual fazem parte – From Atomic – decidiram criar este duo com bateria, baixo e voz. Na mesa, para nos abrir o apetite para ouvir o todo, o single de antecipação: Charcoal Heart.
A energia simples e orgânica que vem do nosso mais profundo ser desperta-nos, muitas vezes, para criações mais orgânicas e cruas na sua essência.
Muitas vezes, são essas que revelam um pouco de nós próprios ao mundo, mesmo sem palavras.
O duo So DeaD nasce dessa energia. De uma força rítmica que os uniu num novo projecto e os levou a criar algo mais cru, honesto e direto, desprendidos de conceitos ou qualquer outro carácter diferente daquele que desperta o instinto.
Com So DeaD não há pretensões ou ideias formadas, há apenas o acto simples de fazer música da forma que sabem, da forma que podem e como lhes sai. A única garantia é que não há distinções entre eles e os ouvintes, pois a cada escuta que se faça, tornam-se um só!
A acompanhar o single/video de antecipação Charcoal Heart chegam-nos as palavras, que nem mortos, usamos tocar:
Viveremos apenas à espera da morte ou vivemos com o sabor agridoce do conhecimento de que ela poderá vir a qualquer momento e que para isso teremos de aproveitar a vida e arriscar quando assim precisarmos?
Por vezes parecemos adormecidos, amorfos e até sem consciência do mundo que continua lá fora. Mas porque não podemos esperar mas sim, viver na sua plenitude, sem esperar, Wait To Die, é uma espécie de grito para nos fazer despertar do estado amorfo.
Wait to Die é o primeiro EP dos So DeaD que chega aos nossos ouvidos carregado de distorções, energia, explosões, gritos de libertação e muita sinceridade.
Assumindo uma dualidade que tanto assenta no lo-fi explícito que podemos observar na capa do disco e na gravação diy ao rendilhado das construções carregadas de distorção e camadas de puro rock e até avant garde.
Aqui, podemos encontrar tanto a rebeldia de uns Sonic Youth como o art rock cru de uns Suicide, com a certeza de que a organicidade sonora e instrumental regressa às suas origens e tudo se sente de forma intensa.
Wait To Die tem como single de antecipação “Charcoal Heart” e foi gravado pelo duo conta com mistura e masterização de João Rui (John Mercy; a Jigsaw). Saiu no passado dia 05 de junho com o selo da Lux Records e será apresentado no dia 16 de Junho no Salão Brazil, em Coimbra.
A ouvir. A rumar ao concerto. •