Festival A PORTA / 2023

O Festival A PORTA está de volta e Leiria é destino a ter na sua agenda cultural/ musical. Esta semana, é sem parar, em vários pontos de referência da cidade. E como sempre, nunca se resume apenas a música e concertos. O programa vem pleno de tentadoras actividades para o cativar.

O Festival A PORTA arrancou no domingo passado, em Leiria. O centro histórico da cidade tem as portas abertas à criatividade e serve de palco para uma experiência artística focada na comunidade, espaço público e no património arquitetónico, com mais de 100 atividades, entre concertos, exposições, feiras, instalações, workshops, jantares temáticos e experiências além cidade, bem como outras formas de expressão artística.

A programação musical da 8ª edição d’ A PORTA acontece nos dias 16, 17 e 18 de junho e inclui artistas como Dino D’Santiago, Femme Falafel, L’Homme Statue, Puta da Silva, Shunaji, Julián Mayorga, Carol-kê em DJ Set, Unsafe Space Garden, A Sul (vencedora do prémio Novos Talentos FNAC 2023), SOLUNA, equinōcio, entre outros. Os espetáculos dividem-se pelos palcos situados no Largo da Sé, no Terreiro, no Jardim da Vala Real, na Stereogun e no Largo do Gato Preto, este último dedicado a bandas emergentes de Leiria.

performer Rui Paixão é outro dos grandes nomes a marcar presença com a sua primeira criação, o palhaço de cabelo verde GODOT, que entrou num hiato em 2019 para o artista se juntar ao Cirque du Soleil. Festival A PORTA marca o regresso da personagem, que vai invadir o Centro Cívico na tarde de 17 de junho.

Este ano, A PORTA acolhe também a chegada a Portugal do movimento independente Music Declares Emergency. O propósito é contribuir para um trabalho coletivo dentro da indústria da música, abordando as alterações climáticas, sensibilizando, inspirando mudanças e promovendo um futuro mais sustentável para os festivais e para o mundo. Billie Eilish, Bon Iver, Tom Odell The 1975 e editoras como a Sony, a Universal e a Warner Music já assinaram a declaração. Para aderir basta assinar o manifesto, em musicdeclares.net. 

Festival A PORTA promete voltar a fazer história no centro da cidade de Leiria, até 18 de junho, com palcos criados em espaços icónicos, numa experiência artística e criativa, focada na comunidade local e no património arquitetónico e espaço público, com atividades para todas as idades, desde o berço até à idade sénior.

Há quanto tempo não passa pela cidade de Leiria? Aproveite o Festival A Porta para revisitar a cidade e deixar-se mergulhar num programa cultural. •

+ Festival A PORTA – Programa Completo

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.