Clérigos Concerto Imersivo / Bach, Vivaldi e Hans Zimmer

A Igreja dos Clérigos, na cidade do Porto, prepara-se para acolher, pela primeira vez, um conjunto de concertos imersivos que prometem ficar retidos na sua memória visual e auditiva. 

“Clérigos Immersive Concert: Spiritus of Classical Music” estreia no próximo dia 23 de novembro, às 21h00, combinando a projeção multimédia a 360º no interior deste icónico monumento com a interpretação ao vivo de célebres composições como “Aria da Suite Nº3 em Ré maior”, de Johann Sebastian Bach, “In furore iustissimae irae, Alleluia”, de Antonio Vivaldi, ou “Chevaliers De Sangreal”, de Hans Zimmer.

A iniciativa, desenvolvida conjuntamente pela Irmandade dos Clérigos e pelo ateliê criativo OCUBO, surge no âmbito do espetáculo imersivo “Spiritus”, que consagrou a Igreja dos Clérigos como “Local Mais Notável” do mundo pelos Global Remarkable Venue Awards 2023, partindo do seu imaginário para criar um momento musical profundamente envolvente, introspetivo e impactante.

Os emblemáticos órgãos de tubos da Igreja dos Clérigos, construídos por Dom Sebastião de Acunha, são, juntamente com a obra arquitetónica de Nicolau Nasoni, elementos fundamentais da experiência audiovisual.

A partir do momento em que as cortinas se fecham, o público é imerso num ambiente arrebatador, onde a intrincada arquitetura barroca da Igreja dos Clérigos se assume como o pano de fundo de toda a experiência. Ao longo de cerca de 45 minutos, dez melodias interpretadas por Fabiana Pereira Magalhães (voz), Rui Soares (órgão de tubos), Fernando Cruz (órgão de tubos) e Rogério Monteiro (violino) ecoam no interior do templo. A acompanhar o ritmo sonoro, os espetadores assistirão ao espetáculo visual artístico “Spiritus”.

Os bilhetes para “Clérigos Immersive Concert: Spiritus of Classical Music”, destinado a maiores de 12 anos, podem ser adquiridos através da plataforma www.spiritusporto.com ou na bilheteira local. Após a estreia, o espetáculo “Clérigos Immersive Concert: Spiritus of Classical Music” contará com duas sessões adicionais nos dias 15 e 21 de dezembro.

PROGRAMA:
1 – Tocata e Fuga em Ré Menor, BWV 565 | Johann Sebastian Bach.
2 – Vocalise | Wojciech Kilar.
3 – Beethoven’s 5 Secrets | OneRepublic – The Piano Guys.
4 – In furore iustissimae irae, RV 626: I. Allegro5 | Antonio Vivaldi
5 – Arrival | Marty Friedman
6 – Aria da Suite Nº3 em Ré maior | Johann Sebastian Bach
7 – Benedictus | Karl Jenkins
8 – Chevaliers De Sangreal | Hans Zimmer
9 – Ave Maria | William Gomez

A colocar na sua agenda cultural da cidade Invicta. •

+ Igreja dos Clérigos
+ OCUBO

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.