Hania Rani & Ensemble

A cantora e pianista polaca – Hania Rani – escolheu a cidade de Lisboa para interpretar o seu último disco – “Ghosts” – a solo de forma especial, no que promete ser um serão inesquecível.

Lisboa é uma das cidades por onde passa “Ensemble”, a digressão que concretiza um sonho antigo de Hania Rani: tocar o seu mais recente longa-duração, “Ghosts”, na íntegra com um grupo alargado de músicos, em alguns dos seus locais favoritos na Europa. A compositora sobe assim ao emblemático palco do Coliseu dos Recreios, no dia 22 de maio, rodeada de mais nove artistas.

Depois de dois concertos em Lisboa e no Porto, em abril do ano passado, bastante aclamados pela crítica, Hania embarca numa tournée que resume o extenso périplo de estrada começado em 2023 com um último pedaço luminoso antes do merecido período de tranquilidade.

Este espectáculo surge também como uma resposta da premiada pianista a um mundo cada vez mais fragmentado e à progressiva deterioração do poder de foco. Ela defende que a performance ao vivo é uma rara oportunidade de se reconectar com a sua capacidade de experimentar coisas transmitidas com um gesto maior e um tempo prolongado. No momento em que volta a interpretar em Portugal as canções do terceiro trabalho a solo, fá-lo de uma maneira singular e diferente das habituais apresentações, integrando uma entidade maior com instrumentos de cordas, sopros e metais. No Coliseu, vai testemunhar-se a interacção entre uma dezena de músicos, cuja maioria são colaboradores e amigos de longa data da polaca, como a violoncelista Dobrawa Czocher e o baixista Ziemowit Klimek, de origens musicais versáteis.

A actuação do colectivo ganhará ainda outras asas com o desenho de luz e cenografia de Stuart Bailes, inspirados na natureza intrincada do disco, ao juntar centenas de sons, sabores e histórias.

Sobre “Ghosts”, os seus 70 minutos transportam a escrita e a bela voz de Hania Rani para o primeiro plano, e assumem-se como uma decisão artística deliberada e um manifesto em contradição directa com o modo como a arte é tendencialmente ajustada ao ritmo frenético da comunicação de massas. Editado em outubro de 2023, o álbum duplo recebe as ilustres participações de Patrick Watson, Ólafur Arnalds e Duncan Bellamy (Portico Quartet).

No dia 22 de maio, pelas 21h00, Hania Rani e o seu Ensemble convidam o público a desacelerar e a entrar numa experiência imersiva que explora sons acústicos e digitais, misturando mundos aparentemente distintos que formam o estilo musical e a trajectória criativa da cantora e pianista.

A colocar na sua agenda de maio. •

+ Hania Rani
© Imagem de destaque: DR.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui    .