Para os a Jigsaw temos um recado… Enviam sim, postais do inferno, com negras e boas sonoridades. Recebemos o vosso postal. Em jeito de see you in a while, pois ó gentes de terra firme bem sabeis que estas gentes do mar sonoro têm de ir navegar para estúdio de tempos a tempos, os a Jigsaw dão-nos mais um B-Side de “Drunken Sailors & Happy Pirates” com este “Postcards from Hell“, fechando uma circum-navegação mui boa, para traçar novos mapas, novas rotas nos mares de sonoridades tão suas. A música mefistofelicamente boa, que pressagia novos mapas no horizonte, chega acompanhada de um vídeo fruto de um desafio lançado pela banda a Maria Inês Afonso (licenciada em Arte e Multimédia – Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa) para lhes compor um vídeo, com toda a liberdade artística.
Nas palavras de Maria Inês: “‘(…) convidaram-me a criar um vídeo original para um dos seus temas ainda por estrear. Disse imediatamente que sim. Uns dias depois, numa troca de emails, o João Rui enviou-me o “Postcards from Hell” e explicou-me que era uma mensagem para aqueles que os acompanharam e que os transformaram na identidade que é hoje a Jigsaw. A partir daí ofereceram-me liberdade total para criar uma animação, sem deadlines ou quaisquer premissas estéticas.
Creio que o melhor que podia fazer era oferecer a minha criatividade e tornar visual as sensações que Postcards me provoca. (…). A forma que encontrei de tornar visual este conhecimento foi quase imediata: representá-lo sob a imagem de fluxo de tintas aguadas, como se fosse um rio, uma corrente ao longo da canção. Nessa corrente viajam as suas memórias, relações, desilusões e aprendizagens. A figura do lobo, personagem principal, pretende ser uma representação da identidade a Jigsaw que, ao longo de todo o vídeo, vai velejando espaços que partilha com outros. Por vezes perde o seu navio, o seu rumo, desvia-se um pouco, mas chega sempre ao fim consciente e em sintonia com a sua identidade. (…).”
E quanto ao que dizeis na lírica, “I took your every advice and I set my eyes over yonder“, o conselho é um álbum, ainda, este ano… Não nos deixeis muito tempo à míngua, novas sonoridades são precisas e a (im)paciência é virtude difícil. A ouvir: “Postcards from Hell“! Bons sons. •
© Vídeo: a Jigsaw.
© Imagem de capa: a Jigsaw, por Pedro Almeida.