O Dia Mundial da Poesia é o mote para a criação de um programa da Casa da América Latina (CAL) dedicado à poesia mexicana contemporânea no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, no contexto dos 150 anos de amizade Portugal – México.
Assim, está marcado um encontro pela CAL , para as 15 horas, de 22 de março, com leituras de composições literárias em verso na Sala Almada Negreiros do CCB , onde estão presentes poetas e escritores, entre outros homens e mulheres ligados à cultura, oriundos do solo sul americano, e são homenageados Juan Gelman (argentino), Álvaro Mutis (colombiano) e José Emilio Pacheco (os dois primeiros viveram e morreram no México), três dos grandes poetas recentemente desaparecidos.
Além das vozes provenientes do México, do Brasil, da Colômbia e da Argentina, a voz portuguesa faz-se ouvir através dos poemas do brasileiro Augusto dos Anjos, e não só. Por sua vez, Juan Manuel Roca, um dos convidados especiais do evento, apresenta a sua antologia em “Os Cinco Enterros de Pessoa”. A tarde é rematada com os poetas mexicanos Jorge Valdés Díaz-Vélez e Marco Antonio Campos.
Uma boa sugestão para quem aprecia boa poesia. •