Cinema a céu aberto / Mercado de Fusão

O Open Air Cinema na praça Martim Moniz, em Lisboa, continua em setembro com novos filmes para toda a família.

Apesar dos dias começarem a ficar mais curtos, e do verão dar um ar da sua despedida, o Open Air Cinema do Mercado de Fusão insiste em alimentar a alma dos cinéfilos, quer os de mais tenra idade, com a sessão de Filminhos Infantis, um programa composto por oito curtas metragens de animação, quer dos adultos. É o que acontece todas as quartas-feiras, pelas 21 horas. Ora tome nota:

3/09Filminhos infantis
“Um dia de sol” (Alemanha, 2007)
O sol, que nasce todos os dias, descobre que, afinal, não é bem-vindo…

“Corrida” (Letónia, 2011)
Conta a história de um touro que, revoltado, persegue o toureiro por toda a parte, até chegar uma equipa de resgate.

“Tempo de emagrecer” (França, 2010)
Um aparelho mágico realiza o sonho de quem deseja perder as gorduras indesejáveis com um simples premir de botão.

“Alksander” (França, 2010)
O último tricotador de uma aldeia suspensa nas nuvens é também o único capaz de enfrentar os monstros escondidos debaixo da cama.

“As aventuras de Miriam: Jogo das escondias”(Estónia, 2004)
Num jogo de escondidas entre Miriam, o irmão mais novo e a Galinha, os dois primeiros descobrem o rasto de um líquido vermelho no chão. Parece que alguém anda a brincar com ketchup…

“As novas espécies” (Letónia, 2008)
Um entomólogo encontra um novo tipo de insecto, que pretende juntar à sua colecção, mas os insectos não querem ser objetos de museu…

“Embrulhando o sol” (França, 2011)
Uma menina anseia guardar tudo o que é brilhante até que, um dia, decide roubar: o sol…

“No fim do mundo” (França, 1998)
Eis a história sobre as peripécias de uma casa que, construída na parte superior de um monte, balança para trás e para a frente, para grande descontentamento dos seus inquilinos…

Imagem do filme de animação “Há pânico na aldeia” (Bélgica, 2009)

10/09 – “Salma” (Índia, 2013)
Uma jovem muçulmana do sul da Índia, com apenas 13 anos, é trancada pela sua família durante 25 anos, que a proibe de estudar e a força a casar. Durante esse período de tempo, compõe poemas em pedaços de papel, os quais chegam secretamente às mãos de um editor…

17/09 – “Há pânico na aldeia” (Bélgica, 2009)
Uma longa metragem de animação, protagonizada por brinquedos de plástico, que gira à volta dos habitantes de uma quinta que se lançam em aventuras surreais, culminando com a viagem que o trio de amigos faz ao centro da Terra, onde descobrem um mundo submarino paralelo…

24/09 – “A nossa forma de vida” (Portugal, 2011)
Um casal de idosos que partilham as mesmas visões do mundo, transformando o dia a dia numa breve comédia da vida com comentários sobre o que um país em decadência económica ainda tem para lhes dar.

Antes de sair de casa, certifique-se que todos vestem roupa quente e levam uma manta pequena. Já agora, aproveite para dar a volta aos ponteiros do relógio e ir mais cedo, para desfrutar dos sabores do mundo proporcionados pela imensa escolha gastronómica que o Mercado de Fusão proporciona antes da sessão de cinema começar. Bom apetite e bons filmes. •

+ Mercado de Fusão
© Fotografia de entrada: Imagem do filme “Corrida” (Letónia, 2011)