Em concerto: Celina Piedade

Acostumados a ver no palco com Rodrigo Leão no “Cinema Ensemble”, agora é hora de ver e ouvir Celina Piedade a solo.

Celina traz-nos sabor de Alentejo, de um cancioneiro popular, mas como novos temperos, acordes, ritmos. É boa música tradicional que traz na bagagem, é música com raízes tão nossas, mas tão suas pois Celina transforma as notas e torna-as suas. É música da terra, que nasce da terra, é “O Cante das Ervas” que nascem além Tejo e que a voz de Celina canta, no tom deve ser. É este Cante, indubitavelmente português, que Celina Piedade leva hoje ao palco do Auditório do Conservatório de Música de Coimbra, pelas 21h30. “Depois de nos habituarmos a ouvir a voz e o acordeão de Celina da Piedade no Cinema Ensemble de Rodrigo Leão, onde os caminhos trilhados por vezes são os do etéreo, ou depois de percebermos onde abriga muita da sua música no álbum duplo Em Casa, é agora tempo de vermos onde assenta os pés, onde criou as raízes de onde brota tanto do que toca e canta. Assim, em O Cante das Ervas, é para o cancioneiro alentejano que somos puxados, para a simplicidade das palavras que nomeiam o ambiente em que nascem, para a sintonia com a oralidade, mas também para o som da viola campaniça ou da flauta de tamborileiro. Tocadas, no entanto, pedindo ao passado e à tradição que ouse contaminar o presente.” Celina da Piedade leva a Coimbra um conjunto de canções que nos “chegam embrulhadas num prazer físico. Pela boca se canta e se espalha a tradição, pela boca se bebe o chá do Jardim da Boa Palavra. Pela boca, de ambas as formas, se sorve o Alentejo.” É, mais que tudo, música portuguesa feita com alma de quem sente a terra como, também, sua.

O concerto de Celina da Piedade (voz e inseparável acordeão) tem como convidados especialíssimos TIM (voz e baixo) e o projeto Um Corpo Estranho – de João Mota (voz e ukelele) e Pedro Franco (voz e banjo). Alex Gaspar (baixo, viola campaniça, serrote musical e vozes), Sebastião Santos (bateria e vozes) e Tozé Bexiga (viola campaniça, guitarra e vozes) são os outros músicos em palco, num concerto íntimo e único, numa parceria com o Misty Fest.

Celina Piedade estará, amanhã, em concerto no Porto, na Casa da Música, pelas 21h00. Dois concertos a ir, a deixar-se levar por música tradicional revisitada.

+ Celina Piedade
© Vídeo: Celina Piedade.
© Imagem de capa: Celina Piedade, do vídeo “Assim me Explico”.