Os Açores à mesa de Lisboa / Altis Grand Hotel

O mui lisboeta e elegante Grill D. Fernando prepara-se para receber, num jantar de degustação, os sabores de um dos arquipélagos mais belos do Atlântico: os Açores.

O desafio, que partiu da equipa liderada pelo chef Rui Santos Silva, do restaurante do Altis Grand Hotel, em Lisboa, foi aceite pela equipa de cozinha, coordenada pelos chefs Pedro Oliveira e Sandro Meireles, do famoso Anfiteatro, unidade de aplicação da Escola de Formação Turística e Hoteleira, em Ponta Delgada, na ilha de são Miguel, nos Açores. Assim, amanhã, dia 14 de novembro, às 20 horas, o Grill D. Fernando acolhe o jantar de degustação que traz os Açores à cidade das sete colinas. Uma oportunidade de conhecer e redescobrir os produtos genuínos do arquipélago português, com a morcela, a alcatra da ilha Terceira, os peixes e os mariscos, a fruta, o queijo e, claro, os néctares de Baco, a par e passo com os pratos e os vinhos da região de Lisboa.

No cocktail de boas-vindas, serão servidas iguarias de cá e de lá. Tome nota: Chips de massa sovada, tempura de morcela com ananás dos Açores D.O.P. e chicharro marinado com limão galego e chips de pimenta da terra, da parte da equipa do Anfiteatro; e tártaro de novilho com pimenta preta em grão, carpaccio de vieira com lima e malagueta e caldo verde com espuma de chouriço regional, da autoria da cozinha do Altis Grand Hotel.

Para o repasto, equipa do Grill D. Fernando apresenta, como entrada, fígado de pato em pastel de nata, estufadinho de moelas, figo fresco e pata negra acompanhado de um vinho Moscatel de Setúbal. A equipa convidada apresenta, por sua vez, um prato com lapas confitadas, ouriços, tártaro de peixe e planta do gelo (ou Mar dos Açores), lado-a-lado com o vinho regional Frei Gigante, branco de 2013.

Nos pratos principais, dos Açores vem o prato de peixe, protagonizado por boca negra, lula, couve-flor e açafroa, ravioli de búzios e espuma de mandarina e maracujá harmonizado com o Curral Atlantis Verdelho & Arinto branco 2013, dos Açores; de Lisboa, é eleito célebre leitão de Negrais com batata violeta, legumes baby e molho de laranja, tomilho e pimenta de Java, acompanhado por um Vale das Areias Syrah tinto 2011, Região de Lisboa.

Por fim são deixados os queijos e a fruta selecionados dos Açores, e o chef pasteleiro do Altis Grand Hotel cria, por sua vez, uma sobremesa com maçã apresentada em várias texturas – crumble de Golden, gelado de Granny Smith, creme de Bravo Esmolfe e crocante de Fuji. O acompanhamento é feito por um Lajido Reserva Doce 2004, um vinho D.O.P. do Pico.

O valor do repasto, que conta com o apoio do Governo Regional dos Açores, é de 45 euros por pessoa (bebidas incluídas) e as reservas são feitas através do 213 106 000 ou do guestservicealtis@altishotels.com. Bom jantar. •

+ Altis Grand Hotel
+ Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada

 

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.