A 3.ª edição do LisbonWeek convida, entre 10 e 19 de abril, a uma viagem no tempo e à (re)descoberta do bairro mais moderno da cidade das sete colinas: Alvalade.
Interior da Biblioteca Nacional de Portugal
“Precisávamos de um parceiro que nos provocasse”, disse André Caldas, presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, ontem, por ocasião da apresentação do programa do LisbonWeek 2015 na emblemática pastelaria Vává, do bairro de Alvalade, em Lisboa. Assim nasce o desafio da equipa do evento cultural e turístico lisboeta que, após um ano e meio de um levantamento desenvolvido na área urbanística que envolve o bairro de Alvalade, a cidade universitária e o Campo Grande, convida locais, turistas e viajantes a descobrirem o património arquitetónico ímpar traçado pelas linhas de reconhecidos nomes da era do Estado Novo através de exposições, uma peça de teatro e passeios de autocarro.
Mas porquê Alvalade? Porque “tem habitação, tem equipamento, tem pequena indústria”, afirmou a arquiteta Ana Tostões, natural do famoso bairro e uma das curadores do evento. Porque Alvalade “é uma história mais recente” nas palavras de Xana Nunes, a mentora do LisbonWeek, quando o enfoque é a arquitetura e o o plano urbanístico. Tudo boas razões para “querer que as pessoas gostem cada vez mais de Lisboa”, segundo Graça Fonseca, Vereadora da Inovação da Câmara Municipal de Lisboa.
Roteiro da 3.ª edição do Lisbon Week
Com o bairro de Alvalade no epicentro, a edição de 2015 do LisbonWeek promete desvendar segredos de edifícios e espaços marcantes da cidade e do país através de visitas culturais diárias. São eles a Biblioteca Nacional de Portugal, o Jardim do Campo Grande, a Reitoria da Universidade de Lisboa, a Torre do Tombo, o Museu da Cidade, o Museu Bordalo Pinheiro, o Hospital Júlio de Matos, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil ou o Complexo dos Coruchéus.
No alinhamento do programa, que decorre entre 10 e 19 de abril, constam quatro exposições.
• “Porfírio Pardal Monteiro – Arquiteto de Lisboa”: Uma homenagem à vida e obra de um dos mais importantes arquitetos do país, na Biblioteca Nacional de Portugal, com curadoria dos arquitetos Ana Tostões e João Pardal Monteiro.
• “Encontrar Maria Keil”: A mostra que reúne trabalhos de azulejaria de uma das mais notáveis artistas do século XX, Maria Keil, na Estação de Metro de Alvalade, uma produção da Associação Cultural Turística Urbana.
• “Urban Sketchers”: Com os olhos postos em Alvalade através de desenhos feitos pelo Grupo Urban Sketchers, patentes durante o evento na Reitoria da Universidade de Lisboa.
• “Vanguarda”: Uma exposição de registos fotográficos da década de 1950’, disponibilizados pelo Arquivo Municipal de Lisboa, no Centro Comercial Alvalade.
Do teatro vem a peça “E morreram felizes para sempre”, uma estória com história dentro, entre a tragédia amorosa de Pedro e Inês de Castro e a invenção da lobotomia, por Egas Moniz, que subirá a dois andares do Hospital Júlio de Matos, em Lisboa.
Para ver o plano urbanístico de Alvalade com outro olhar, a Lisbon Week tem agendados dois passeios de autocarro:
• “Lisboa moderna” – Visitar aos principais pontos de Alvalade, contando a história do bairro, dos edifícios mais representativos e da sua evolução, com curadoria de Ana Tostões;
• “Porfírio Pardal Monteiro” – Conhecer e explorar a obra do arquiteto pela cidade de Lisboa, com curadoria de João Pardal Monteiro, o qual inclui uma visita a pé ao Jardim do Campo Grande, esboçada pelo olissipógrafo José Sarmento de Matos.
O Mercado de Alvalade é outro dos anfitriões do evento ao acolher a Feira da Buzina, com antiguidades e peças de roupa vintage à venda na bagageira de um carro, e um momento dedicado à gastronomia, com a presença de chefs, numa parceria feita com o Peixe em Lisboa.
Na 3.ª edição do LisbonWeek, há exposições cuja entrada é gratuita, mas as visitas culturais requerem a aquisição de bilhete cujo valor, na pré-venda, oscila entre os 5 e os 7 euros, de 22 de janeiro a 5 de fevereiro, através da Ticketline.
O LisbonWeek 2015 resulta de uma co-produção da Associação Cultural Turística Urbana, da Câmara Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia de Alvalade. •
+ LisbonWeek 2015
Legenda da fotografia de entrada: Reitoria da Universidade de Lisboa
Para partilhar com os amigos