Carlos Lobo e José Manuel Ballester / Museu da Electricidade

A 27 de fevereiro, o Museu da Electricidade, em Lisboa, abre as portas a duas exposições de fotografia patentes até ao dia 26 de abril de 2015.

Fotografia de Carlos Lobo exposta na mostra fotográfica intitulada “Through the Pale Dawn”

“Through the Pale Dawn” é o título da mostra do fotógrafo Carlos Lobo que, através da lente, captou os a singularidade da paisagem cénica da Coreia do Norte, um dos destinos de “Far far east”, a trilogia que resultou do culminar de uma viagem a três países do extremo oriente: China, Japão e Coreia do Norte.

Carlos Lobo (Guimarães, 1974) foi distinguido com os prémios Jovens Criadores Nacionais 2004 e BES Revelação em 2005, estando os seus trabalhos presentes em coleções, como da Fundação Calouste Gulbenkian, da Coleção Nacional de Fotografia, da Coleção de Fotografia Novo Banco, da Coleção Fundação EDP, entre outras.

No âmbito do projeto expositivo Miradas de Asturias organizado, todos os anos, pela Fundação María Cristina Masaveu Peterson, o fotógrafo convidado é José Manuel Ballester cujo trabalho chega ao Museu da Electricidade. Neste espaço à beira Tejo estará patente uma seleção de 40 imagens que compõem “Allumar”, a mostra de fotografia que interpreta o registo das poéticas paisagens industriais e naturais das Astúrias captadas à luz da máquina fotográfica do pintor e fotógrafo madrileno.

José Manuel Ballester (Madrid, 1960) é licenciado em Belas Artes pela Universidad Complutense, na capital espanhola, tendo a sua carreira começado na pintura, com particular interesse pelas técnicas das escolas italiana e flamenca, entre os séculos XV e XVIII. Nos anos 1990’, a dedicação às artes tem-se dividido entre pintura e fotografia tendo recebido várias distinções, como o Prémio Nacional de Grabado (1999), o Prémio de Pintura Francisco de Goya (2008), o Prémio de Cultura de la Comunidade de Madrid (2008) e o Prémio Nacional de Fotografia (2010).

O Museu de Electricidade, com horário de funcionamento de terça a domingo, das 10 às 18 horas, aguarda a sua visita. Já marcou na agenda? •

+ Museu da Electricidade
© Legenda da imagem de entrada: Fotografia da exposição no Centro Conde Duque de Madrid, com a exposição “Allumar”, de José Manuel Ballester

Para partilhar com os amigos