A coreógrafa e performer alemã Antonia Baehr vai estar no Auditório de Serralves para apresentar, em estreia nacional, a peça “Abecedarium Bestiarium”.
“Abecedarium Bestiarium” parte de um pedido feito pela artista aos amigos para que lhe escrevessem peças curtas, baseadas num abecedário de animais extintos: D de dodó, T de tigre-da-tasmânia, S numa alusão à vaca-marinha-de-steller, entre outros. Os autores escolheram um animal extinto com o qual sentem uma forte ligação, dando origem a miniaturas coreográficas que exploram a animalidade e a nossa relação com os animais. Com “Abecedarium Bestiarium”, Antonia Baehr oferece o seu corpo para ser um inesperado repositório do inconsciente, o inconsciente dos outros e dela própria, que reemerge em forma de espetáculo.
Esta peça foi apresentada em vários festivais durante o ano de 2014, incluindo o Tanzplattform Deutschland (Hamburgo), o Theaterfestival (Basileia), o Kunstenfestivaldesarts (Bruxelas), o steirischer herbst (Graz) e o tanzquartier (Viena). Em 2015, foi integrada no programa de performance organizado pelo Museu de Arte Moderna de Varsóvia e chega agora a Serralves em estreia nacional.
Antonia Baehr é coreógrafa, performer e cineasta e trabalha em Berlim. O seu trabalho é transdisciplinar e caracterizado pela colaboração com diferentes pessoas, usando uma estrutura lúdica de troca de papéis: cada pessoa é alternadamente diretor, autor, anfitrião, performer, convidado. Baher terminou os seus estudos em “Film and Media Arts” na Hochschule der Künste Berlin com Valie Export em 1996 e recebeu uma bolsa de mérito para frequentar a School of The Art Institute of Chicago, onde completou o Mestrado em Performance com Lin Hixson e começou a colaborar com William Wheeler. Entre 2006 e 2008 foi artista em residência no “Les Laboratoires d’Aubervilliers”, em França. As produções de Antonia Baehr incluem: Holding Hands (2001), Un après-midi (2003), Cat Calendar em colaboração com Antonija Livingstone (2004), Larry Peacock co-produzido por Sabine Ercklentz e Andrea Neumann (2005), Merci (2006), Rire / Laugh / Lachen (2008), For Faces (2010), My Dog is My Piano (2012), Abecedarium Bestiarium (2013), The Wildes em colaboração com Ida Wilde (Keren Ida Nathan) (2014).
“Abecedarium Bestiarium” subirá ao palco do Auditório de Serralves no próximo dia 26 de Abril , domingo, pelas 18h00. A colocar na sua agenda, para um fim de tarde coreografado. •
+ Serralves
Partilhe com os seus amigos: