A digressão nacional dos Bossarenova Trio, projeto liderado pela doce voz de Paula Morelenbaum, chega este março a Portugal para uma ronda de quatro concertos, obrigatórios na sua agenda sonora.
O itinerário de Paula Morelenbaum & Bossarenova Trio soma quatro concertos, em quatro cidades, com a estreia absoluta em Portugal a decorrer em Lisboa, dia 29 de março, no pequeno auditório do Centro Cultural de Belém, seguindo-se Coimbra, Vila Nova de Famalicão e Ponta Delgada onde terminam a digressão no Teatro Micaelense, dia 2 de abril.
Paula Morelenbaum, cantora de referência e excelência da bossa nova, voz cristalina deste trio transatlântico, tem percorrido os trilhos sonoros do mundo liderando inúmeros projetos musicais dos quais se destacam o Quarteto Jobim / Morelenbaum e o Trio Morelenbaum 2 / Sakamoto, ambos com o seu marido Jaques Morelenbaum, músico aclamado. Iniciou a sua carreira cantando ao lado do Maestro António Carlos Jobim, tendo construído também um sólido percurso em nome próprio, com vários discos editados e premiados, sendo há muito uma incontornável da música brasileira e internacional.
Formado em 2009, a propósito das comemorações dos 50 anos de Bossa Nova, este trio é, ainda, constituído por dois músicos alemães excepcionais que têm marcado o panorama musical das últimas décadas: o conceituado pianista de formação clássica Ralf Schmid, que colaborou com Ivan Lins, Eliane Elias, Diane Warwick, Natalie Cole, Herbie Hancock; e o muito premiado Joo Kraus, considerado um dos melhores trompetistas do jazz europeu. Um trio superlativo, concertos imperdíveis para quem gosta de boa música.
“Samba Prelúdio”, unanimemente aplaudido pela crítica, reúne interpretações de Schubert, Schumann, Tom Jobim e Villa-Lobos, entre outros, inaugurando com sucesso uma nova linguagem musical: o projeto desenvolve uma aliança ímpar e exquisite da herança musical brasileira e alemã, assegurando a criação de pontes culturais nunca antes estabelecidas entre a bossa nova, o jazz e o clássico. Originalidade da mistura, exímia interpretação. Eis as datas a ter de colocar na sua agenda:
29/03, 21h00 – CCB – Pequeno Auditório, Lisboa.
31/03, 21h30 – Auditório do Conservatório de Música – Quintas do Conservatório, Coimbra.
01/04, 21h30 – Casa da Artes, Vila Nova de Famalicão.
02/04, 21h30 – Teatro Micaelense, Ponta Delgada.
A não perder, estas sonoridades do Brasil. •
+ Paula Morelenbaum & Bossarenova Trio
© Fotografia: Paula Morelenbaum & Bossarenova Trio.
Partilhe com os amigos: