A primavera é a altura certa do ano para cultivar muitas das ervas aromáticas e dos legumes, para os cozinhados. Por isso, mãos à obra!
A tendência para criar uma horta urbana floresce em cada recanto, em cada casa. Desde a varanda ao terraço, passando pela parede nua da cozinha – que, depois de colocada a floreira adequada, se vê crescer, a pouco e pouco, as ervas aromáticas – e pelos vasos de pequenas dimensões, dispostos na bancada da cozinha, junto à janela, com sementes hortícolas, na ânsia de os ver a despontar.
Comece por escolher o local que irá dar lugar à horta, apesar de o ideal é reservar um canto a poente, pois a exposição solar é a mais adequada na primavera, e delimite o espaço que pretende para o efeito. Depois a escolha divide-se entre os acessórios onde irá colocar as sementes, a respeito dos quais há uma panóplia de vasos, jardineiras com reserva de água e estufas de diferentes tamanhos, materiais e cores, pois depende do tipo de horta que pretende; e as sementes aromáticas e hortícolas, pelo que é inevitável a aquisição de adubo – o ideal é o orgânico – e o substrato, e pequenas placas onde irá escrever o nome de cada semente.
Agora é a vez das ferramentas de jardineiro que convém ter à mão, como a pá e o ancinho, as luvas e o regador. A pá transplantadora é fundamental caso pretenda transplantar ervas aromáticas para outro vaso, por exemplo, e a tesoura da poda, para usar sempre que seja necessário.
Por fim, semeie as ervas aromáticas e os legumes – já existe os biológicos, que se traduzem numa melhor opção para quem prefere uma alimentação ainda mais saudável –, e cuide da horta. Em caso de dúvida, o melhor é consultar o vivaki jardim , do Aki, que desenvolveu as brico-aulas agendadas os sábados, às 15 horas, e cujas as inscrições são gratuitas e estão abertas a todos os que queiram de pôr mãos à obra, não só na horta, mas também em casa.
Quem alinha? •
+ Aki
Partilhe com os amigos: