A Fundação Mata do Buçaco apresenta no Convento de Santa Cruz, na Mata Nacional do Buçaco (Luso, Mealhada), o 2.º concerto do ciclo “Sons do Bussaco – Músicas do Mundo”, que contará com a presença de Grutera, um dos grandes guitarristas da nova geração de músicos portugueses.
Neste concerto, num espaço único, Grutera vai apresentar o seu mais recente trabalho: “Sur lie”. Depois de um primeiro disco na segurança do estúdio e de um segundo gravado num mosteiro, o músico instalou-se com a sua guitarra no Túnel das Barricas da Herdade do Esporão para gravar este terceiro álbum, inspirado pela arte vinícola e pela planície alentejana. É um álbum para degustar em oito tragos afinados, na calma que todos os néctares merecem.
“Sur lie” é o sucessor de “Palavras Gastas” (2013) e “O Passado Volta Sempre” (2014) e saiu para o mundo a 1 de Novembro de 2015, com edição CulturaFnac e apoio do Guitarras ao Alto e do Esporão. O nome do álbum é, sem tirar nem por, a expressão Sur lie que é um processo de envelhecimento do vinho, com o objetivo de desenvolver ainda mais a sua estrutura, corpo, complexidade aromática, profundidade e sabor. Perfeito para quem grava numa Herdade com vinho reconhecido.
Para chegar aqui, a “Sur lie”, tudo começou quando o guitarrista e Vasco Durão, responsável pelo projeto Guitarras ao Alto, se conheceram. Grutera andava à procura de um espaço diferente para dar voz à dimensão da sua nova música e Vasco desafiou-o a experimentar uma adega alentejana. A opção pelo Esporão foi natural. O Túnel das Barricas, onde nunca antes se tinha gravado um disco, é um espaço especial, ou, como diz Grutera, “cada segundo é mais intenso aqui”. Na madrugada de 27 para 28 de junho, a doze metros de profundidade, a guitarra de Grutera absorveu a textura e o aroma da adega e fez eco pelo Alentejo fora. Para a história fica “Sur lie”, produzido e masterizado por Diogo e Tiago Simão, com fotografia de Leonor Fonseca e design de Ana Gil.
E agora, saído para o mundo, este néctar pode ser provado no próximo dia 09 de julho – sábado – pelas 21h30, no Buçaco. Em casa… que tal ouvir o álbum, para se preparar para o concerto, com um copo de Esporão? A ouvir, a provar, a ir. •
+ Grutera
+ Fundação Mata do Bussaco
+ Convento de Santa Cruz
© Fotografia (pormenor): Grutera.
Partilhe com os amigos: