Uma edição urbana para todas as estradas / Lexus CT 200h Urban Edition

O conforto e a condução dinâmica e eficiente são os pontos fortes do novo modelo da marca nipónica, a qual aposta na motorização híbrida e, neste caso concreto, está direccionado para os jovens cosmopolitas.

A calçada portuguesa da cidade de Lisboa complementa o cenário de apresentação deste modelo urbano

Partimos à descoberta do programa Pegada Zero, uma iniciativa criada em parceria entre município de Melgaço, na região do Minho, demais entidades locais ligadas ao desporto de Natureza e aventura, e hotéis desta vila raiana portuguesa no Distrito de Viana do Castelo (leia a reportagem aqui). Por essa razão, a escolha recaiu num automóvel de monotorização híbrida, uma aposta consistente da Lexus com este Lexus CT 200h Urban Edition.

Eis a boa nova no segmento de viaturas compactas da marca japonesa, a qual foi submetida por um pequeno teste em cidade pois, apesar de ser um modelo eleito para utilização citadina, onde a circulação é feita, em exclusivo, em modo eléctrico até aos 50 km/h – e sempre que se recorre à marcha-atrás, a maioria do percurso aconteceu em auto-estrada, numa viagem em segurança com destino a Melgaço.

Portanto, ao passar os 50 km/h, é visível o funcionamento em simultâneo ou em separado da bateria – “com dez anos de garantia”, nas palavras de Miguel Finisterra, Director da Lexus Portugal – e do motor a gasolina – o combustível de eleição da Lexus –, sendo a transmissão feita de forma automática. Aqui, o destaque vai para a agilidade e a capacidade de resposta do motor em todos os momentos, o que também proporcionou uma condução eficiente e muito segura a par com a caixa de mudanças automática deste modelo.

Por outro lado, a monotorização híbrida – o chamado Lexus Hybrid Drive – comprova, uma vez mais, a preocupação da marca nipónica com o impacto ambiental e o registo de baixos níveis de consumo – este ponto é notória em ambiente urbano, daí que a campanha tenha sido realizada na capital portuguesa, Lisboa, estando a capacidade do depósito de 45 litros disponível para cerca de 600 quilómetros.

Os interiores do Lexus CT 200h Urban Edition estão nas mãos da engenheira japonesa Chika Kako

Passemos para o interior cuja intervenção esteve nas mãos da engenheira Chika Kako, a primeira mulher a ascender a um cargo de chefia na história da Lexus. Baseada na cultura japonesa, o trabalho de Chika Kako, com formação específica em engenharia de materiais, deixa transparecer simplicidade e, ao mesmo tempo, elegância, essencialmente no detalhe e nos acabamentos, também graças à eleição de material de qualidade. No conjunto, o conforto durante a viagem passa à realidade em milésimos de segundo.

Por fora, o Lexus CT 200h Urban Edition cumpre os padrões de design da marca nipónica que, desde o início, sustentou o registo desta disciplina assegurada pelos Takumi, os artesãos. Neste contexto é de referir a existência de três centros de design – um no Japão, outro na Califórnia, nos Estados Unidos da América (EUA) e um outro na cidade francesa de Nice –, cujas propostas vão a concurso sempre que lhes é solicitado um trabalho nesta área para um novo modelo; e a Lexus Design Awards, concurso mundial que vai na 6.ª edição. Além disso, há também a Lexus Short Films, iniciativa que tem vindo a apoiar cineastas revelação na vertente da sétima arte.

No alinhamento das boas novas inerentes ao CT 200h Urban Edition, a Lexus disponibiliza um conjunto de extras composto por sistema de navegação, câmara traseira, espelho retrovisor electrocromático, sensor de luz e de chuva, vidros escurecidos, faróis de nevoeiro e jantes de liga leve de 17’’.

Quanto à Lexus, fundada em 1989, esta mantém, para já, a produção concentrada no Japão, onde “tem várias fábricas”, estando prevista a abertura de uma fábrica nos EUA, tendo os técnicos passados vários meses em formação no país de origem da marca.

Para o ano que se avizinha, estão reservadas outras novidades, como o LC 500, o desportivo híbrido a Lexus que dará entrada em Portugal em meados de 2017, assim como o Concept Lexus LF-LC, da gama mais alta dentro dos sedans, com previsão no mercado nacional para o final de 2017, e além do Concept Lexus UX, um SUV de dimensões compactas, mas cuja apresentação ainda não tem data definida.

Boa viagem! •

+ Lexus
© Fotografias gentilmente cedidas pela Lexus

Partilhe com os amigos:

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.