Cartaz completo / edpcooljazz’17

A força da nova música portuguesa e brasileira junta-se a um cartaz recheado de talento e de conceito único. Sete dias, 14 concertos de Jazz, Soul, Funk, World Music, MPB e o melhor da música portuguesa, na 14.ª edição do edpcooljazz que com estas novas cinco confirmações tem cartaz fechado.

As canções reconhecidas de Márcia, bem como a consistência autoral de Rita RedShoes, passando pela força-funky de Da Chick e à novidade jazzy-pop de Beatriz Pessoa, a juntar às novidades vindas do outro lado do Atlântico com o irreverente Filipe Catto são os cinco novos nomes do cartaz do festival super cool de julho. A edição do edpcooljazz de 2017 demarca-se por apresentar dois espetáculos em todas as noites (14 concertos em 7 noites no total), numa forma de atribuir absoluta e vital importância aos artistas que sobem ao palco do festival. Reconhecido como um evento distinto em que o público usufrui de plateia sentada em harmonia com o património histórico, arquitetónico e paisagístico do festival, assim como o ambiente criado pelos dias quentes de julho, este é um dos festival que deve fazer parte da sua agenda de verão e estas são as últimas confirmações, uma por uma:

18/07, Márcia / Jardins do Marquês de Pombal. As canções são o ponto de partida no trabalho de Márcia. Aliás, como alguém já a definiu: uma “artesã de canções”. A matéria-prima que vem produzindo conquista públicos muito diversos através de uma abordagem cool e pop, com toques de indie. O último trabalho teve mão vinda do Brasil (o reputado Dadi – colaborador de Marisa Monte, Tribalistas e Novos Baianos) e foi com esse disco que alcançou um patamar de reconhecimento muito impar no panorama português. A noite termina com o espetáculo arrebatador de Rodrigo y Gabriela numa noite em que as canções e o virtuosismo cruzam-se no mesmo palco.

19/07, Rita Redshoes / Parque dos Poetas. Pop, feminino, pessoal. Este é o trilho que Rita tem seguido na sua carreira. Construção de momentos pop, como um toque feminino muito assumido e consistente. Os discos e as atuações ao vivo comprovam essa mesma “consistência” de quem tem seguro o caminho que trilha. “Life is Huge”, “Mulher”, “Choose Love”, “Dream on Girl” e “Captain of My Soul” constituem momentos obrigatórios do espetáculo no Parque dos Poetas, numa combinação perfeita entre a classe intemporal dos The Pretenders com o charme de Rita RedShoes.

20/07, Da Chick / Jardins do Marquês de Pombal. Se a noite de 20 de julho tem o funk como paradigma, com um dos nomes mais sonantes da história da música mundial como é o caso de Maceo Parker, o nome Da Chick é certamente o ideal certo para dar início a uma sessão que será certamente uma das mais memoráveis da história do festival. Amantes de música funk, R&B, soul e dança é para eles que a noite está anunciada. Da Chick dá o mote para uma dança de horas dentro de uma locomotiva funky.

23/07, Filipe Catto / Jardins do Marquês de Pombal. O Brasil sempre teve presença forte na história do edpcooljazz e a edição de 2017 reforça o facto com o misto de confirmação e reconhecimento (Maria Gadú), com a novidade fresca (Filipe Catto). Sobre Filipe Catto já se teorizou sobre os mais improváveis cruzamentos: de Ney Matogrosso a PJ Harvey, de Oscar Wilde a António Variações, passando por Cazuza. O artista brasileiro é um dos nomes de uma vaga de músicos que pretende tomar conta do panorama da música popular brasileira. O espetáculo ao vivo tem a energia e força de alguém que sabe que veio para ficar.

29/07, Beatriz Pessoa / Parque dos Poetas. Jamie Cullum tem uma história rica com o edpcooljazz. As memórias são muitas e o talento eternamente jovial do músico britânico fica para sempre marcado com o festival, até pelo facto de “apadrinhar” novos talentos como já o fez com Luísa Sobral anteriormente. Agora é a vez de Beatriz Pessoa. A definição jazz-pop tem certamente várias leituras, mas no caso de Beatriz Pessoa é realmente o ponto de partida. O repertório é feito de um universo de canções sofisticadas de quem tem na matriz jazz o início para a construção de músicas pop de voz de veludo. A rádio portuguesa já se rendeu a canções como “ You Know” e “Disguise”. É hora da plateia do edpcooljazz desfrutar do que mais fresco se faz na música portuguesa.

E caso a memória lhe falhe, em algum nome, os outros nomes já confirmados para o cartaz deste ano: “Rodrigo y Gabriela” (18 de julho, Jardins do Marquês de Pombal); “The Pretenders” (19 de julho, Parque dos Poetas/Estádio Municipal de Oeiras); “Maceo Parker” (20 de julho, Jardins do Marquês de Pombal); “Maria Gadú” (23 de julho, Jardins do Marquês de Pombal, Oeiras); “Jake Bugg” e “Jorge Palma” (25 de julho, Jardins do Marquês de Pombal, Oeiras); “Jamie Lidell” e “Luísa Sobral” (26 de julho, Jardins do Marquês de Pombal); “Jamie Cullum” (29 de julho, Parque dos Poetas/Estádio Municipal de Oeiras).

Um mês de julho em cheio, na sua agenda musical. A ir! •

edpcooljazz
edpcooljazz’17 na Mutante
© Imagem: Logo edpcooljazz.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .