Tempo para a música neste pós-almoço e para o anúncio de mais um imperdível concerto do Sons do Bussaco, com o espetáculo “On The Road” com Tó Trips e Tiago Gomes, no Convento de Santa Cruz – Mata Nacional do Bussaco, Mealhada.
Tó Trips, dos Dead Combo, e o escritor Tiago Gomes juntaram-se em palco pela primeira vez no final de 2007 para uma improvisação para guitarra e voz em torno do livro de Kerouac, por ocasião dos 50 anos da sua publicação. Desde então, os dois artistas realizaram inúmeras actuações por todo o país, onde foram experimentando ambientes musicais tendo por base a escrita do reconhecido e aclamado escritor norte-americano.
A viagem desta dupla portuguesa pela emblemática obra de Jack Kerouac – “On The Road”, editado em 1957 – encontra agora o espaço mágico do Convento de Santa Cruz, na Mata Nacional do Bussaco, para ser ouvida à meia-luz, já no próximo dia 20 de maio. Mais um momento que nós, Mutante, consideramos obrigatório pela envolvente, pelo cenário, pelo momento a ser vivido e bem ouvido.
Nas palavras de Tiago Gomes: “Li este livro com 18 anos, na edição com que neste momento ainda fazemos o espectáculo. Por ocasião dos 50 anos da sua edição, o Tó Trips foi convidado a tocar guitarra numa exposição chamada ‘remembering Jack Kerouac’ na Av. Da Liberdade 211, e convidou-me a ler umas passagens do livro. Em noite de improviso, e com vídeo da Raquel Castro, o espectáculo correu bastante bem, livre como uma estrada aberta. Acho que nessa noite sentimos um clic, que esta estrada fora de Kerouac deveria ser partilhada e palmilhada noutras estradas, noutros sítios, ou seja, on the road, que é o que temos feito em inúmeras apresentações. A música é toda composta pelo Tó Trips, na guitarra e com muitas pedaleiras, 1 prato de bateria e um xilofone. Eu escolhi as passagens do livro de Kerouac, junto com improvisos meus (sempre em inglês os meus improvisos, e que são um pouco o discurso directo desses dois viajantes, Neal Cassady e Jack Kerouac)… Numa das passagens desta viagem, fomos convidados pelo Henrique Amaro para gravar esta viagem em CD. Convidámos alguns compagnons de route. O mais curioso foi que a gravação decorreu no sítio onde tudo começou na Av. da Liberdade 211, na sala Bebé, sob comando técnico do Rui Dâmaso (Loosers) e muito frio que apenas um radiador chinês não iludiu.”
Para não perder esta noite, que promete ficar na memória, em mais um momento Sons do Bussaco, reserve o seu lugar através do email comunicacao@fmb.pt ou 13barra27@gmail.com, ou então por telefone: 231 937 000 / 913 149 816.
É sair e aproveitar boas sonoridades nacionais, em locais fora de série. Não se atrase, por favor, o concerto tem começo marcado para as 21h30. •