Ilustração na Vista Alegre

O Museu da Vista Alegre, em parceria com o Município de Ílhavo, inaugurou no passado dia 07 de maio duas exposições temporárias dedicadas a um tema muito estimado no nosso mundo Mutante: a ilustração.

A ilustração assumiu, ao longo dos últimos anos, um lugar de destaque na produção da Vista Alegre, como já deve ter constatado pelas surpreendentes coleções que têm vindo a ser criadas (e que são o encanto do nosso olhar). É dessa ligação entre a arte da porcelana e a ilustração que nascem estas duas exposições temporárias do renovado e ampliado Museu da Vista Alegre. A marca centenária de porcelana, vidro e cristal portuguesa presta assim a merecida homenagem aos autores de ilustração e às suas histórias, destacando o que de melhor se produz a nível nacional e internacional.

“Outro modo de ler” é uma exposição que reúne nomes de grandes ilustradores portugueses e pretende ser sobretudo um espaço de descoberta e de convite à leitura. Durante as duas últimas décadas a ilustração portuguesa atingiu e confirmou uma forte reputação internacional e o livro ilustrado é hoje um fascinante veículo onde conceito, texto e imagem concorrem para o prazer de leitores de todas as idades. Sob a curadoria de Adélia Carvalho, esta exposição foca-se no livro ilustrado, que é hoje um fascinante veículo da melhor prática artística. Há ilustrações que num traço têm mais de mil palavras…

Isidro Ferrer é um dos mais geniais e influentes ilustradores contemporâneos e a sua exposição, comissariada por Ju Godinho e Eduardo Filipe, integra cerca de uma centena das suas obras mais representativas, da ilustração ao cartaz, da escultura ao design de comunicação. Comunicador por excelência, Isidro Ferrer, tem o dom de transfigurar materiais e objetos, convertendo-os em mensagem: da metamorfose à metáfora, a sua exposição ilustra isso mesmo. Obrigatória.

As duas exposições temporárias estão integradas na primeira edição do Evento “Ilustração à Vista”, promovido pela Vista Alegre em parceria com o Município de Ílhavo, que inspirado na história de séculos das peças da Vista Alegre, cria um cenário alusivo em vários pontos do município, distribuindo-se por diferentes espaços culturais e públicos do território ilhavense.

A ilustração tem vindo a assumir uma importância crescente nas criações da Vista Alegre. Uma relação demonstrada pela coleção 1+1=1, que associa a porcelana da marca a escritores e ilustradores consagrados; pelo Projeto 2i Ilustradores Internacionais, resultado de uma parceria entre a Vista Alegre e a Ilustrarte, que promove talentos de renome ou emergentes, ou ainda pelas coleções infantis “Quando Eu nasci”, em parceria com a editora Planeta Tangerina, e “Era uma vez um cão”, ilustrada por João Vaz de Carvalho. Com toda a certeza, sabe do que falamos.

As duas exposições, a não perder, estão patentes no Museu Vista Alegre (Lugar da Vista Alegre, Ílhavo – GPS: 40°35’22.27” N 8°41’00.84” W) até 30 de setembro, de segunda a domingo, das 10h00 às 19h30. A entrada é livre. A colocar na sua agenda cultural. A ir! •

Museu da Vista Alegre
© Imagem: Isidro Ferrer.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.