Depois de se apresentar na última edição do “Barcelona Sound”, na Espanha, a cantora e compositora Tiê, um dos nomes celebrados da nova geração da música popular brasileira, tem concerto marcado para Lisboa e na bagagem, as canções de seus três discos num concerto no Espaço Espelho Dágua.
Artista conhecida por uma “voz doce e letras sinceras” já lançou três discos – “Esmeraldas” (2014); “A Coruja e o Coração” (2011); “Sweet Jardim” (2009) – e já marcou presença no “Rock in Rio Lisboa”, no “South By Southwest” (EUA) e em muitos outros festivais. “Esmeraldas”, seu trabalho mais recente, foi produzido por Adriano Cintra e Jesse Harris (Norah Jones), tendo as suas cordas, sopros e percussão sido gravados no estúdio de Harris, em Nova Iorque. O “álbum mantém a identidade musical de Tiê, com sua voz leve e tranquila, apresentando um amadurecimento em suas composições e letras, ao agregar a elas outras influências de melodias mais pesadas como as do folk e do rock ‘n roll“. A cantora contou com as participações especiais de David Byrne, Guilherme Arantes e Mauro Refosco.
“A Coruja e o Coração”, por sua vez, teve além das participações de Jorge Drexler, Marcelo Jeneci e Karina Zeviani, as versões que Tiê fez para músicas de Thiago Pethit, Tulipa Ruiz e Calcinha Preta. Em “Sweet Jardim”, o álbum de estreia, apresentou uma “música intimista e direta da cantora, sendo tido posteriormente como um dos ’50 álbuns que formaram identidade musical brasileira dos anos 2000′“.
Entre 2015 e 2016, Tiê conquistou seu primeiro top. A faixa “A Noite” ganhou projeção nacional e foi muito bem recebida pelo público, tornando-se uma das faixas mais tocadas do país, além de se destacar no ranking do iTunes e ter mais de 55 milhões de visualizações no videoclipe partilhado no Youtube. O mais recente single é um dueto que a cantora gravou com o cantor espanhol Pablo Alborán para a canção “Donde Está El Amor”.
Ao vivo, Tiê interage com seu público e banda “através de seu estilo leve e sincero, compartilhando histórias autobiográficas e até piadas entre uma canção e outra, passando por momentos densos e dançantes durante seu show“. Atualmente, a cantora está a trabalhar no quarto álbum de estúdio, que está previsto ser editado ainda este ano.
A apresentação da artista faz parte do projeto Faro Pelo Mundo que promove concertos “com artistas que representam a boa e nova safra da música contemporânea brasileira. A curadoria artística é da jornalista Fabiane Pereira. O Espaço Espelho d´Água (EEA) é comandado pelo casal Mário Almeida e Mona Camargo, ele angolano e ela brasileira“. Com uma localização privilegiada, nas margens do Tejo, em Belém, o EEA “oferece aos visitantes uma experiência sensorial única tanto pelo design de interiores como pela vista ímpar para o rio e para a encosta do Restelo e da Ajuda“.
Pelo espaço, pela música, dia 08 de junho pelas 22h00 é estar ao Espaço Espelho d’Água, para mais um serão bem passado. •