A festa fez-se na cozinha / Vila Vita Parc

O Clubhouse do resort algarvio, em Porches, foi o palco do Kitchen Party, evento do Fine Wines & Food Fair tomado por 25 chefs e 25 produtores e mentores de ideias para comer, o qual aconteceu na última noite rematada pela música e sabores da cozinha bairradina.

Rui Paula rumou a sul com uma homenagem ao mar

Às 19 horas em ponto, enquanto os cozinheiros ultimavam os preparativos do grande festim, muitos dos amantes da gastronomia já se encontravam no jardim em frente ao Ocean (2 estrelas Michelin), o terraço pautado por uma apaziguadora vista para o Atlântico, contíguo ao Clubhouse, onde tudo aconteceu na noite de 20 de Maio. Mas não sem antes aguardar pelo momento da abertura do Kitchen Party, o qual foi oficializado por Kurt Michael Gillig, director do Vila Vita Parc, que deu as boas vindas aos cozinheiros d’aquém e d’além fronteiras.

Dirk Niepoort, um dos nomes a representar o nosso país

Rui Paula, chef da Casa de Chá da Boa Nova (1 estrela Michelin), em Leça da Palmeira – do DOP, no Porto, e do DOC, na Régua – estava rodeado de curiosos na varanda do Mizu, o mais novo restaurante do Vila Vita Parc. O prato constava num tártaro de atum e ostra, sabores marinhos com um ligeiro fumado de churrasco. Uma entrada primorosa, onde Hayashi Akira, chef do Yamazato, em Macau, mostrava os seus dotes culinários no teppanyaki do restaurante de cozinha japonesa do resort algarvio – pudim de ovos, com geleia de umami, rabanete e wasabi.

O lagostim em quinoa tufada de Rui Silvestre

Depois de uma curta paragem para provar o hambúrguer da dupla Nigel Haworth e Lisa Goodwin-Allen, chefs do Lancashire (1 estrela Michelin), em Inglaterra, onde se destacaram os vinhos de Luís Pato, célebre produtor bairradino, e os néctares de Baco do famoso produtor Dirk Niepoort, foi a vez de Rui Silvestre, chef do BonBon (1 estrela Michelin), no Carvoeiro, concelho de Lagoa, que contou com o apoio na cozinha do chef anfitrião, Hans Neuner. No prato, o lagostim em quinoa tufada com molho shizu, molho de ponzu gema de ovo com caldo de lagostim, citronela, malagueta e gengibre, foi uma festa para o palato.

O foie gras em chocolate de Luís Pestana

Já Luís Pestana, chef do William (1 estrela Michelin), no Belmond Reid’s Palace, no Funchal, ilha da Madeira, elegeu o foie gras envolto numa camada de chocolate, que divertiu o palato de muitos dos gourmets do desfile pantagruélico da noite.

Vítor Matos contou com o apoio de Rui Silvestre, ambos do Norte do país

No alinhamento dos chefs portugueses, Vítor Matos, chef do Antiqvvm (1 estrela Michelin), no Porto, seduziu a boca com vieira salteada e acompanhada com topinambur (alcachofra-girassol), creme de rabo de boi e capuchinha (planta cujo sabor é picante) – o empratamento, composto por vários elementos, valeu a ajuda que foi bem-vinda, até mesmo de Rui Silvestre, que prestou apoio na composição.

Gamba, gengibre, lemongrass e caldo, da autoria de Henrique Sá Pessoa

A animação era constante, em particular na cozinha do Atlântico, onde Henrique Sá Pessoa, chef do Alma (1 estrela Michelin), em Lisboa, convidava a provar a surpreendente gamba com gengibre e lemongrass, à qual se juntava o caldo, prato de veraneio que mereceu bem a pena provar. A seu lado, Jacob-Jan Boerma, chef do De Leest, em Vaassen, nos Países Baixos, conquistou o palato com o lagostim com puré de ervilha e uma pasta de caril de truz! E acima de tudo por, uma vez mais, utilizar produtos portugueses num evento em solo luso.

Os raviolis do chef holandês Michel van der Kroft

Porque a noite ia longa, e o tempo escasseava, o próximo passo foi rumar ao piso inferior do Clubhouse.

Filipe Carvalho e Michel vander Kroft estiveram em sintonia ao longo do Kitchen Party

No Whale, restaurante familiar do Vila Vita Parc, Michel van der Kroft (com entrevista, em breve, na Mutante), chef do t’Nonnetje, no centro histórico de Harderwijk, nos Países Baixos, sublimou a criatividade e os sabores, graças aos seus ravioli com Queijo da Serra da Estrela, cogumelos, manteiga de salvia, cebolinha e flores de calêndula orgânica que o próprio chef trouxe do seu país natal, e com a Filipe Carvalho – com boas novas para breve. E por falar em queijo, a Queijaria – que, há pouco tempo, mudou para o Príncipe Real, em Lisboa – garantiu uma variedade imensa aos amantes de tão apreciada iguaria, ao lado da mesa do pão.

Os gelado de framboesas e suspiros de Miguel Laffan fizeram as delícias nesta noite quente de (quase) Verão

Já as sobremesas foram servidas no novo lounge contíguo ao restaurante Whale. Aqui, Miguel Laffan, chef do L’And Vineyards (1 estrela Michelin), do L’And Resort, em Montemor-o-Novo, maravilhou muitos dos presentes com a sobremesa de framboesa e suspiros, assim como os representantes do Gelado Dolce Vita que levaram o refrescante gelado feito a partir das sumarentas laranjas de Silves.

Antes de seguir para a pista de dança, momento alto da noite, houve tempo para (a)provar os bombons de Francisco Siopa, feitos com chocolate belga Callebaut Chocolate, na companhia de duas colheitas de vinhos generosos da Casa Agrícola Horácio Simões – um Bastardo e um Moscatel Roxo – da Península de Setúbal.

No cartaz deste desfile houve mais nomes: Bernd Siener, do Marburger Esszimmer, em Marburg, na Alemanha; Fina Puigdevall;Josean Alija; Juan Amador, do Whirshaus Amador (3 estrelas Michelin), em Viena, Áustria; Karlheinz Hauser, do Seven Seas (2 estrelas Michelin), em Hamburgo, na Alemanha; Manfred Kickmaier e Paulo Fortes, ambos do Vila Vita Parc; Martin Fauster, do Könihshof Restaurant (1 estrela Michelin), em Munique, na Alemanha; Nico Mordhorst, do Vila Vita Rosenpark, em Marburg, na Alemanha; Olivier Dubreuil e Stefan Peroutka, ambos de O Venetian, em Las Vegas, nos EUA; Roland Reuss, do Waldschösschen, em Dagoberthshausen, na Alemanha; Xanty Elias, do Acánthum (1 estrela Michelin), em Huelva.

Mas a gastronómica e divertida Kitchen Party não terminou por aqui, pois após um pézinho de dança, retomaram-se as conversas, desta vez, na companhia do famoso leitão assado à moda da Bairrada e com a promessa de regressar em 2019. •

+ Fine Wines & Food Fair
+ Vila Vita Parc
© Fotografia: João Pedro Rato
Legenda da foto de entrada: Os chefs que participaram no Kitchen Party do Fine Wines & Food Fair deste ano, com Hans Neuner em grande plano / © Vasco Célio/STILLS FOTOGRAFIA

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .