Tour europeia: Rodrigo Leão & Scott Matthew [Actualizado]

Rodrigo Leão & Scott Matthew iniciaram em Novembro passado uma tour de apresentação do seu trabalho colaborativo, “Life Is Long”, editado já em toda a Europa. Agora, é tempo de rumarem a novos palcos nacionais e internacionais. Republicamos o artigo lançado a 15 de fevereiro para vos actualizar com uma nova data por cá e duas além fronteiras.

Rodrigo Leão e Scott Matthew, são nomes que escusam apresentações, nomes que andam de palco em palco com um projecto conjunto, fruto de um abençoado cruzar em estúdio que resultou num ainda mais abençoado álbum de originais.

Um compositor português com os olhos postos no mundo, um canto-autor australiano com vivências em Nova Iorque. Mundos separados e tão perfeitamente sintonizados, ritmados, alinhados. Silenciosamente, foram “negociando” melodias e palavras, durante 2016 e dessa troca de ideias nasceu o álbum colaborativo editado no final do ano passado, de nome “Life is long”. Certamente, se é seguidor destes dois superlativos músicos, já ouviu o fruto desta união musical. A voz quente, grave e doce de Scott entrelaça nas melodias e orquestrações encantadoras de Rodrigo, recriando-se em momentos unidos pela perfeição. Momentos que apenas lhe podemos dizer que são imperdíveis, pois já nos encantámos com “Life is Long” ao vivo.

Rodrigo conheceu Scott Matthew em 2011, quando este aceitou o seu convite para participar no álbum “A Montanha Mágica”. O cantautor emprestou a sua suave, melancólica e inimitável voz ao tema “Terrible Dawn”, abrindo assim caminho para a sua participação em alguns shows e trabalhos de estúdio com o português. Rodrigo sempre foi um colaborador ávido, tendo trabalhado com diversas vozes do panorama musical internacional como, Beth Gibbons (Portishead), as cantoras brasileiras Adriana Calcanhottto e Rosa Passos, Stuart Staples – dos Tindersticks, Neil Hannon – dos Divine Comedy, e os portugueses Camané e Sónia Tavares (Gift) entre tantos outros. Para quem vive em terras lusas ou anda por outras paragens europeias, estes são os palcos já agendados de 2017:
10/03 – Teatro Micaelense, Ponta Delgada, Açores.
11/03 – Theatro Circo, Braga.
14/03 – Kulturkirche Köln, Colónia, Alemanha.
15/03 – E-Werk, Erlangen, Alemanha.
16/03 – Schauspielhaus, Zurique, Suíça.
17/03 – Konzerthaus, Vienna, Áustria.
18/03 – Posthof, Linz, Áustria.
19/03 – Kampnagel, Hamburg, Alemanha.
20/03 – Bar jeder Vernunft, Berlin, Alemanha.
21/03 – Bar jeder Vernunft, Berlin, Alemanha.
23/03 – Mezzo Voce, Córsega, Itália.
25/03 – Auditorium Parco della Musica, Roma, Itália.
08/06 – NOS Primavera Sound, Porto.
09/06 – Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra. [Nova data].
18/07 – Festival La Mar de Músicas, Cartagena, Espanha. [Nova data].
21/07 – Teatro das Figuras, Faro.
28/07 – Stimmen Festival, Lörrach, Alemanha. [Nova data].

É tomar nota. É a não perder! Por cá ou lá fora, são sons de excepção da música portuguesa. •

Rodrigo Leão
Scott Matthew
© Fotografia: DR.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.