Pela Catalunha, de bicicleta ou de automóvel?

Kauai, uma nova experiência de viajar.

Adoramos bicicletas, mas foi ao volante do Kauai, o mais jovem membro da família SUV da Hyundai, que partimos de Barcelona até à Masia Casa del Mar seguindo pela estrada à beira do Mediterrâneo. E a conclusão é que esta nova proposta da marca coreana, que tem a ambição de se tornar na marca automóvel asiática número um na Europa até 2021, é uma excelente sugestão para quem vive na cidade, mas gosta de, facilmente, ter um pé na praia ou no campo. Portanto, pensamos que não será difícil conciliar estas duas formas de mobilidade.

E o que significa Kauai? Além de ser a ilha mais velha do arquipélago do Havai e um dos locais mais chuvosos do mundo, Kauai, nome exclusivo para Portugal – por razões óbvias, já que no resto da Europa este modelo chama-se Kona –, é o quarto elemento da família SUV que inclui, o Santa Fe (lançado na Europa em 2001), o Grand Santa Fe e o Tucson, apresentado em 2015. Com um design ousado e inspirado, segundo os seus autores, na biomecânica do hóquei no gelo e no skate, equipado com as mais recentes tecnologias, com características personalizáveis, como as cores dos cintos de segurança ou do teto do habitáculo, a Hyundai procura com o Kauai ir de encontro ao estilo de vida do consumidor jovem e urbano.

Motorizações de última geração e tração integral

Na fase de lançamento, que ocorre em Portugal durante este mês de novembro, o Kauai estará disponível em duas motorizações turbo a gasolina:
• o 1.0 T-GDi com transmissão manual de seis velocidades e 120cv (88kW) (consumo combinado: 5,4-5,2l/100km; CO2 combinado: 125-117g/km*) de série;
• e o 1.6 T-GDi com 177cv (113kW) e a transmissão automática desenvolvida pela Hyundai com 7 velocidades e dupla embraiagem e tração integral (consumo combinado: 6,7l/100km; CO2 combinado: 153g/km*). A tração integral opcional do Kauai assiste o condutor em qualquer situação com binário de até 50% nas rodas traseiras, por exemplo, na neve, terra e nas estradas normais. Todos os Hyundai Kauai de tração integral incluem eixo traseiro multi-link.

Em 2018 haverá o lançamento da próxima geração de motorizações 1.6l diesel para o Kauai, para as quais também estarão disponíveis a transmissão manual de seis velocidades ou a 7DCT de resposta direta e uma versão totalmente elétrica.

Depois de almoço volante e de umas tacadas de golfe na Masia Casa del Mar, a nossa experiência prosseguiu e no regresso à capital da Catalunha seguimos os caminhos serranos das Muntanyes d’Ordal e próximo de Olesa de Bonesvalls tivemos oportunidade de experimentar o modelo 1.6 em modo automático e manual num troço de terra batida, sem batidas no nosso caso.

Boas viagens!

Hyundai
© Fotografia: João Pedro Rato

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .