Krall, Cullum & Jones / edpcooljazz’19

Com 2019 a espreitar, ali ao virar da esquina, torna-se imperativo ter as agendas do ano novo sempre a jeito para ir assinalando, na agenda cultural, os próximos imperdíveis concertos. Hoje, temos de falar do sempre único e cool edpcooljazz que já nos presenteou com três grande nomes: Tom Jones, Kamie Cullum e Diana Krall.

Sir Tom Jones, ícone mundial da pop está mais que confirmado na 16ª Edição do edpcooljazz e vai atuar dia 25 julho no Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais. Volta 16 anos depois a Portugal e sobe ao palco do edpcooljazz, cumprindo o desejo de várias gerações e trazendo no seu reportório músicas eternas como “Sex Bomb”, “Delilah”, “It`s Not Unusual”, entre outros hits intemporais. Tom Jones é, sem margens para dúvidas, uma lenda vida. Com cerca de 50 anos de carreira, continua a mostrar como consegue evoluir com os tempos, fazendo uma adaptação sonora dos seus temas e mostrando música após música, como a sua voz continua a ser uma referência para a indústria musical. Um senhor da música mundial, Sir Thomas John Woodward (nome próprio de Tom Jones, distinguido pela Rainha Elizabeth II em 2006) faz um trajeto de seis décadas que o coloca como uma das personalidades mais significativas da história contemporânea da pop universal.

O cantor gaulês nunca abrandou ao longo destes anos e desde presenças recentes como júri no The Voice UK, à consideração brilhante do New York Times sobre as qualidades únicas que viajam da rouca e quente soulful até ao tradicional crooner da pop, ou mesmo o facto de ser eleito como o cantor mais sexy do mundo (Glam Mag). Com 77 anos (a completar 78 em 2019), Tom Jones continua a atuar pelo mundo, apostando em performances únicas que criam uma ligação exclusiva com o público de várias idades. Um artista que tem conquistado gerações desde o primeiro trabalho editado. Tom Jones lançou nos últimos anos vários álbuns “Praise & Blame” e e “Spirit In The Room”, com músicas escritas por Richard Thompson, Leonard Cohen, Paul Simon and Paul McCartney. O artista fez algumas colaborações com artistas como Robbie Williams, na música “On My Own”, e também com Jack White, nas músicas “Evil” e “Jezebel”. Jones tem a capacidade de reinvenção ao longo das décadas de sucesso com colaborações com os mais diversos artistas e áreas musicais, do gospel, à pop, até ao country, até mesmo à televisão e cinema, inspirando assim inúmeros artistas.
Um grande mito que sobe ao palco do Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais, a 25 de Julho de 2019. A história a acontecer no edpcooljazz.

O músico britânico Jamie Cullum é, inevitavelmente, sinónimo de edpcooljazz e em 2019 vai poder ver e ouvir, de novo, a sua música, em Cascais. Cullum é o artista que apaixona o público espetáculo após espetáculo, criando assim uma legião de fãs por todo o mundo. Jamie Cullum tem, com certeza, a estrela da sorte consigo e mesmo com o passar tempo, os fãs não conseguem esquecer clássicos como “Don’t Stop The Music” e “Mind Trick”. O sucesso começou cedo em viagens longas entre apresentações em cidades tão distintas como São Paulo e Seul, assim como concertos memoráveis em eventos como FuiRock (Japão) e Glastonbury (Reino Unido), ou da forma brilhante como chegou ao cinema com a presença no filme de Clint Eastwood (“Gran Torino”). A relação com o edpcooljazz vem de longe e são épicas as atuações no festival, mantendo-se uma relação de confiança e admiração mútua entre artista e público do festival. A 20 de Julho está marcado novo encontro no Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais.

Por fim, outro nome que já associamos ao edpcooljazz: Diana Krall. Com uma carreira que começou logo com um fulgor único, tendo em 1996 como o ano de edição do icónico “All of You”, num álbum que revisitou Nat King Cole, até aos presentes dias, tornando a sua música intemporal e obrigatória, quase como um género musical. A relação com Portugal é extraordinariamente feliz e os momentos previstos para a 16ª edição do edpcooljazz em 2019 antevêem o fortalecimento entre o devoto público português e a rainha jazz ao subir a palco do festival mais ecofriendly do país. O encontro com esta voz inconfundível está marcado para o dia 24 de Julho de 2019, no palco do Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais.

Tudo a tomar nota. Tudo a não perder, no verão de 2019. (Se ainda tem presentes de Natal por comprar… um bilhete para um concerto, que tal?) •

+ edpcooljazz
+ edpcooljazz 2019
© Imagem de capa: Jamie Cullum, DR.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.