Em concerto: Pixies

Na Primavera com ouvidos e olhos postos no próximo Outono. A razão? Simples. Os incontornáveis Pixies vão subir ao palco com o seu mais recente trabalho de originais, com lançamento previsto para a recta final do Verão.

Os norte-americanos Pixies, naturalmente reconhecidos como a banda pioneira e a mais influente do movimento rock dos anos 1980, anunciam digressão mundial. O mote é a apresentação do novo álbum, com lançamento previsto para o mês de setembro. Esta digressão, que marca o seu regresso à estrada após dois anos de pausa, terá início em setembro no Reino Unido, e terá passagem por 33 cidades e 16 países europeus. Black Francis, Joey Santiago, David Lovering e Paz Lenchantin confirmam passagem por Portugal, dia 25 de Outubro, no Campo Pequeno em Lisboa.

Pixies, além de virem tocar o novo álbum, prometem passar inevitavelmente pelo seu repertório mais antigo, e tocar alguns dos temas mais emblemáticos da sua carreira. Um espectáculo em que a banda afirma não se querer guiar por uma set list, mas improvisar consoante o ambiente da sala e do público. David Lovering explica: “A melhor coisa é quando consegues sentir qual próxima música a ser tocada, com base na atmosfera da sala. Isso é, fundamentalmente, o que procuramos conseguir atingir, ler cada sala e sermos capazes de fazer a escolha certa.

O tão aguardado novo trabalho de Pixies, o oitavo álbum de estúdio, e o segundo da banda desde que nomearam Paz Lenchante como baixista, foi gravado em Dezembro de 2018 na Dreamland Recordings em Nova Iorque, com o produtor Tom Dalgety (Ghost, Royal Blood), também responsável pelo disco de Pixies de 2016, “Head Carrier”.

Um data a ter em destaque na sua agenda de Outubro. Um álbum a ter na mira para ouvir e reouvir, com toda a certeza. •

+ Pixies
© Fotografia: Simon Foster.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .