O desafio nacional tem o “fiel amigo” da Noruega como protagonista em cada prato para, no final, se apurar a receita vencedora, neste caso, de 2019, com um grande jantar agendado para Dezembro.
Como é sabido, a cozinha tradicional portuguesa é indissociável ao bacalhau. Não é por acaso que se diz haver mil maneiras de confeccionar pratos em com o “fiel amigo” como ingrediente principal. Talvez seja esta a razão pela qual esta competição desafie a criatividade de cozinheiros e estudantes, bem como de equipas de cozinha de restaurantes, a apresentarem novas receitas.
Mas vamos por partes, até porque são necessárias as inscrições. Estas já estão disponíveis para os restaurantes de Portugal Continental (até 30 de Abril); os cozinheiros profissionais (até um de Junho) que estejam a exercer a sua actividade; e os estudantes de cozinha (até 1de Junho), ou seja, aqueles que estão a frequentar um curso de cozinha ou a restauração numa escola nacional e que tenham até 21 anos.
Depois de dar azo à imaginação, criar a ficha técnica e concretizar a receita com bacalhau da Noruega, cada concorrente – cozinheiros profissionais e estudantes – deverá submeter esta última ao júri presidido pelo chef Hélio Loureiro e constituído por outros chefs.
Segue-se a selecção das seis melhores receitas cujos respectivos autores irão à semi-final a realizar numa escola de hotelaria, da qual serão eleitos três finalistas profissionais e um vencedor estudante. Os cozinheiros profissionais escolhidos irão à final. Esta consiste na confecção de um jantar para cerca de 150 pessoas. A finalidade é apurar o vencedor da categoria de cozinheiros profissionais e comunicado o vencedor da categoria de estudante.
No que ao concurso dos restaurantes diz respeito, os 30 espaços de restauração com melhor classificação são visitados pelo júri, que irá provar o prato confeccionado.
A final nacional e a entrega de prémios da Revolta do Bacalhau, competição criada pelo Recheio e pelo NSC – Conselho Norueguês dos Produtos do Mar, e que tem as Edições do Gosto como cicerone, estão marcadas para Dezembro.
Paralelamente ao concurso, estão a decorrer masterclasses nas lojas Recheio do país (basta consultar o calendário disponível no site), nos quais poderão participar escolas de hotelaria e turismo.