Händel… lá com essa música!

Depois de Bach, Mozart, Rossini e Verdi, chegou a vez de Händel ser a inspiração, para mais um espectáculo de Teresa Gafeira para a infância: “Händel… lá com essa música!”, é o nome do espectáculo, em nova estreia da Companhia de Teatro de Almada.

“Händel… lá com essa música!”, é uma criação que celebra a música de Georg Friedrich Händel (1685-1759), um dos expoentes do barroco musical, cujo génio como compositor se aliava a um domínio do sentido dramático das suas peças musicais, com brilho, robustez, expressionismo, um vigor a toda a prova. Esta criação homenageia duas das mais conhecidas obras de Händel: Música Aquática (de 1717, um conjunto de três suites orquestrais, assim chamado para aludir ao passeio do rei Jorge I da Grã-Bretanha ao longo do Tamisa durante uma inesquecível noite quente de Verão, no contexto de um evento festivo promovido pela coroa inglesa) e Música para os Reais Fogos-de-Artifício (de 1749, composta por encomenda do rei Jorge II para acompanhar o espectáculo pirotécnico da cerimónia que teve lugar, também em Londres, para festejar a assinatura com França do Tratado de Paz de Aix-la-Chapelle).

Esta nova criação de Teresa Gafeira (n. 1952) inscreve-se no seu trabalho – tão bom e necessário – de promoção do contacto das crianças com o universo da música clássica – através de uma abordagem lúdica, não moralista nem didatista, procurando adaptar a erudição às capacidades de compreensão e tempos de atenção dos mais miúdos. Com recurso a actores e a marionetas, criando um jogo de escalas capaz de dar forma aos “efeitos especiais” próprios dos jogos puramente infantis, e evitando os artifícios das linguagens das chamadas “grandes produções para a infância”. Assim, o teatro mostrado do seu interior, a partir da sempiterna máquina mágica de estimular a imaginação e o desejo de conhecimento que pode ser.

Este espectáculo obrigatório para quem tem pequenada na família vai estar em cena, na Sala de Ensaios do Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, de 30 de novembro a 15 de dezembro, nos sábados, às 16h00, e nos domingos, às 11h00 e às 16h00.

Não fique em casa e rume ao Teatro com os mais pequenos! •

+ TMJB
© Imagem: DR.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.